Com a definição dos ministros e ministras do governo Lula, a bancada do PSOL para a nova legislatura da Câmara dos Deputados, que começa no próximo dia 1º de fevereiro, terá 13 integrantes. São sete deputadas e seis deputados que formarão a maior bancada parlamentar da história do PSOL.
A ida de Sonia Guajajara para o comando do recém criado Ministério dos Povos Indígenas e de Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente, ambas eleitas deputadas federais pela Federação PSOL-Rede em São Paulo, abre caminho para a entrada da Professora Luciene Cavalcante e de Ivan Valente na bancada eleita do PSOL para 2023.
Luciene Cavalcante é professora e supervisora escolar concursada da rede municipal de São Paulo, com carreira no magistério desde 2000. Ao longo de sua carreira como educadora, também foi diretora de escola concursada por 10 anos e professora da rede estadual de SP.
Já Ivan Valente, militante histórico da resistência democrática contra a ditadura militar no Brasil, retorna para mais um mandato como deputado federal pelo PSOL, cargo que ocupa representando o partido desde a sua fundação, em 2005.
Os dois se somam aos já eleitos Célia Xakriabá (MG), Chico Alencar (RJ), Erika Hilton (SP), Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ), Guilherme Boulos (SP), Luiza Erundina (SP), Pastor Henrique Vieira (RJ), Sâmia Bomfim (SP), Talíria Petrone (RJ) e Tarcísio Motta (RJ).

