fbpx

Ivan Valente vai assumir novo mandato na Câmara pelo PSOL: relembre décadas de luta

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados seguirá contando com Ivan Valente em 2023. Após receber mais de 44 mil votos nas eleições do último ano, o deputado permanecerá para mais um mandato de deputado federal após Sonia Guajajara se licenciar para assumir o comando do recém-criado Ministério dos Povos Indígenas do governo Lula.

Ivan Valente está no PSOL desde 2005, e sempre representando o partido como deputado federal eleito por São Paulo. Também foi presidente do partido entre 2011 e 2013, candidato a prefeito da capital paulista em 2008 e a vice-prefeito na chapa encabeçada por Luiza Erundina em 2016.

Junto com Guilherme Boulos, Erika Hilton, Sâmia Bomfim, Luiza Erundina e Professora Luciene Cavalcante, faz parte dos eleitos e eleitas pelo PSOL para representar São Paulo na Câmara dos Deputados.

Relembre uma trajetória de décadas de luta

Ivan Valente é militante desde sua juventude, na década de 60, quando foi dirigente do Centro Acadêmico da Escola de Engenharia Mauá. Como membro da geração que, em 1968, despertou para a militância política na resistência democrática à ditadura, foi perseguido, preso, torturado e condenado pelo regime militar.

Ainda na década de 1980, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, sendo membro da sua Direção Nacional por 17 anos. Foi deputado estadual pelo PT em São Paulo entre 1987 e 1994 e considerado um dos parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa.

A partir de 1995, tornou-se deputado federal e se destacou pela posição firme no combate à política neoliberal do governo FHC.

A partir de 2003, esteve à frente do movimento de parlamentares que exigiam políticas mais à esquerda do então governo Lula, se colocando na oposição à Reforma da Previdência e outras medidas que retiravam direitos dos trabalhadores.

Em 2005, junto a milhares de outros militantes, faz parte do movimento que funda o PSOL e sai como candidato a deputado federal pelo partido em 2006, sendo reeleito.

Ivan Valente presidiu a Frente Parlamentar pelo Voto Aberto no Congresso. Foi voz ativa e destacada na defesa do Código Florestal e contra as mudanças propostas pela bancada ruralista. Foi um dos parlamentares mais ativos na luta pela destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação. Em 2009, propôs a CPI da dívida pública, para investigar os impactos sociais e econômicos da dívida dos Municípios, Estados e União.

Nos últimos anos, Ivan se notabilizou, junto à bancada do PSOL, no combate ao golpe contra a presidente democraticamente eleita Dilma Rousseff e às medidas neoliberais do golpista Michel Temer na sequência.

Foi autor, junto com o PSOL, de um dos primeiros pedidos de impeachment de Temer, por ocasião do escândalo que levou à demissão do ministro Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo.

Nos últimos quatro anos, esteve na linha de frente do combate ao governo genocida de Jair Bolsonaro e suas políticas desumanas. É autor da lei pioneira que garante os primeiros direitos a entregadores por aplicativo.

Como saldo, são décadas de luta por um Brasil cada vez mais democrático, popular, justo e mais humano: de luta por um Brasil socialista, que é coroada novamente com mais um mandato de deputado federal.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,001SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas