fbpx

Conheça Vivi Reis: mulher, negra, LGBT e nova deputada federal do PSOL

A eleição de Edmilson Rodrigues como o novo prefeito de Belém provocará uma mudança na bancada de deputados federais do PSOL a partir de 1º de janeiro de 2021. Com a saída de Edmilson para cumprir o terceiro mandato de prefeito de sua vida – e primeiro pelo PSOL -, assumirá o mandato em seu lugar a jovem Vivi Reis, mulher negra da Amazônia, bissexual e que tem apenas 29 anos.

Vivi é fisioterapeuta, estudante de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e educadora popular. Foi a primeira mulher de sua família a entrar em uma universidade. Neste período, participou do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA), mas já fazia política – não institucional – desde muito jovem em seu bairro, na igreja e na escola.

A nova deputada federal do PSOL é filiada no partido desde 2011, quando tinha 20 anos. Desde então é figura atuante nos movimentos sociais de Belém e se forjou como uma importante liderança popular belenense. Em 2018, sua primeira experiência como candidata a um cargo eletivo, se candidatou a deputada federal e foi a segunda mais votada do PSOL, com impressionantes 22.297 votos, o que a colocou como primeira suplente da bancada do PSOL no estado do Pará.

Com a saída de Edmilson Rodrigues de Brasília para assumir a Prefeitura de Belém, Vivi Reis assumirá o mandato de deputada federal. Com ela, a bancada do PSOL passará a ser a primeira da história a ter maioria feminina em sua composição, com 6 mulheres entre os 10 deputados federais do partido. Também fará com que a bancada chegue próxima da paridade racial também. Ao lado de Talíria Petrone, David Miranda e Áurea Carolina, Vivi Reis será a 4ª negra da bancada federal do PSOL.

Em 2020, Vivi Reis se candidatou a vereadora em Belém e foi a mulher mais votada da cidade para o cargo, com 9.654 votos, sendo eleita pelo PSOL ao lado de Lívia Duarte (que teve 5.599 votos) e Fernando Carneiro, reeleito com 4.304 votos. Com Vivi assumindo o mandato federal, a primeira suplente do PSOL nestas eleições municipais, a Enfermeira Nazaré Lima, assumirá novamente um mandato na Câmara Municipal para completar a bancada municipal do partido do prefeito.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas