fbpx

Guilherme Boulos: “Bolsonaro não quer voto impresso, quer um pretexto. Ou desmoralizamos o golpismo ou seremos devorados por ele”

Desde maio, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre fraudes eleitorais no Brasil pelo menos noventa vezes. Mais de uma vez por dia. Em seu artigo na Folha de S. Paulo, Guilherme Boulos comenta como a falácia do voto impresso é mais do que uma tentativa de desvio de foco das mais de 500 mil mortes que aconteceram no Brasil na pandemia. É parte estratégica da tentativa de deslegitimar o processo eleitoral brasileiro.

“A narrativa bolsonarista visa deslegitimar o processo eleitoral. Não por acaso ele intensifica o discurso justamente no momento em que seu governo tem pior aprovação e todas as projeções apontam sua derrota em 2022. Na verdade, ele não quer voto impresso, quer um pretexto”, diz Guilherme Boulos em seu artigo.

“A narrativa arma seus apoiadores para manter vivo o bolsonarismo mesmo com derrota de Bolsonaro [nas eleições de 2022]. Mas a aposta é mais alta. Se conseguir trazer para o jogo setores das Forças Armadas e das polícias militares —onde tem inegável influência—, pode provocar um cenário de caos, que colocará o Brasil no caminho do golpe. Suponhamos que Bolsonaro chegue até a eleição de 2022 e seja derrotado. E que altos oficiais do Exército e das polícias ponham em xeque o resultado. Como os quartéis reagirão?”, questiona Boulos.

“Por isso a pressão do general Braga Netto sobre o Congresso e sua nota em defesa do voto impresso são tão graves. A sociedade precisa rechaçar o movimento golpista no nascedouro. As manifestações de rua cumprem importante papel de contraponto”, sinaliza Boulos.

“O Parlamento tem que convocar o ministro da Defesa para esclarecimentos. Todas as instituições e forças democráticas têm o dever de se posicionarem, sob a pena de cair na vala da covardia histórica. Ou desmoralizamos o golpismo ou seremos devorados por ele”, conclui.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,087SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas