fbpx

Homenagem do PSOL a Salvador 463 anos

*Por Hamilton Assis

Hoje faz 463 anos da fundação da cidade de Salvador, primeira capital do Brasil e a nação que concentra um dos maiores contingente da diáspora africana no mundo, e que se tornou para nós graças a marca indelével da cultura afro brasileira, que faz com que poetas e artistas a chamem de nossa “Roma Negra” que pela contribuição histórica à luta pela igualdade e contra a discriminação racial passou a ser chamada pelos lutadores do nosso povo como a “capital da resistência” indígena, negra, feminista ecossocialista e popular.

Um amigo de Porto Alegre dizia que todo negro deveria vir a Salvador uma vez por ano e que ela poderia ser considerada a nossa “Meca”, pois aqui pulsa com muito axé as raízes históricas da cultura afro-brasileira e africana que faz da Bahia celeiro cultural afrodescendente no Brasil.

É a terra em que nasceu Zeferina, Maria Felipa, Manoel Quirino, Luiz Gama, Castro Alves, os revoltosos de Búzio e da Sabinada e de tantos heróis negros, que colocam a luta histórica do povo oprimido de Salvador e do Brasil como fonte de inspiração para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Animai-vos povo baianense está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade: o tempo em que seremos irmãos em que todos seremos iguais… para que levanteis a sagrada bandeira da liberdade”, dizia o manifesto dos revoltosos de búzios que foram encontrados colados nas paredes de prédios públicos da cidade em agosto de 1798.

Por isso nos orgulha hoje nos organizarmos no Partido que demos o nome de Socialismo e Liberdade (PSOL).

Parabéns Salvador, muito Axé para o nosso povo! Axé Salvador!

*Hamilton M. de Assis é presidente e pré candidato a prefeito pelo PSOL-Salvador e da Coordenação Nacional do Círculo Palmarino.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,700SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas