fbpx

Luiza Erundina: a mulher que não foge à luta assume mais um mandato de deputada federal

Uma vida inteira de dedicação à política na luta em defesa dos direitos daqueles que mais precisam: isso e muito mais é Luiza Erundina, que assume nesta semana seu sétimo mandato como deputada federal, aos 88 anos de idade.

Ex-prefeita da cidade de São Paulo entre 1989 e 1992, Erundina é celebrada até hoje por suas propostas inovadoras de inclusão dos mais pobres e de promoção de direitos, que foram desde a realização de mutirões para a construção de casas populares e a proposta de Tarifa Zero no transporte público, passando pela valorização de servidores públicos e professores da rede municipal de ensino, com a presença de Paulo Freire como Secretário de Educação, até conquistas simbólicas como a construção do Sambódromo do Anhembi, a luta em defesa de camelôs e ambulantes e a liberação de manifestações culturais da juventude, como a prática de skate, que era proibida na cidade até então.

Exemplo de honestidade, ética e coragem, Luiza Erundina é deputada federal desde 1999 e está no PSOL desde 2016, partido que encontrou como uma casa para seus ideais. No mesmo ano foi um dos símbolos da luta pela cassação do mandato do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e se candidatou naquele ano à Presidência da casa como contraponto à continuidade daquela política controlada pelo Centrão e pela direita.

Em 2016 também foi candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, tendo como candidato a vice o deputado Ivan Valente. Quatro anos depois, em 2020, ela assumiu a candidatura a vice na chapa encabeçada por Guilherme Boulos, que chegou ao segundo turno da eleição à Prefeitura da maior capital da América Latina, obtendo mais de 2 milhões de votos.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,997SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas