A luta por reforma agrária, pelo internacionalismo e solidariedade entre os povos perdeu um grande guerreiro. Na segunda-feira (28), faleceu o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Egídio Brunetto.
Em nota, a Direção Nacional do MST lamenta a perda. “É com um sentimento profundo de tristeza e de grande dor, que informamos a perda do companheiro Egídio Brunetto, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que atuava no Mato Grosso do Sul, em um acidente de carro no interior do estado, ocorrido na tarde do dia 28 de novembro, quando ele se dirigia ao assentamento Itamaraty.”
Segundo a nota, “Egídio foi um ser humano muito especial. Filho de camponeses sem terra, trabalhou desde a infância na roça e, sempre muito esperto e indignado, envolveu-se com a Pastoral da Terra na região de Xanxerê, em Santa Catarina, e se transformou em militante do MST desde a década de 1980.”
Brunetto contribuiu com a organização do Movimento em todo o país e com as lutas dos trabalhadores rurais pela terra, pela reforma agrária e por transformações sociais.
Para a direção do MST, Egídio era militante exemplar, preocupava-se sempre com os cuidados de cada militante. “Foi uma pessoa generosa e solidária com todos.”
Egídio empunhou a bandeira do internacionalismo e da solidariedade às lutas dos povos e da classe trabalhadora, responsável pela relação do Movimento com organizações camponesas na América Latina e no mundo. Foi um dos fundadores da Via Campesina Internacional.
O MST e o povo brasileiro perdem um grande companheiro e um ser humano exemplar, um guerreiro sem terra que andou pelo mundo, construindo alianças com a classe trabalhadora. “O grande companheiro Egídio nos deixa muitos e belos exemplos de vida, que nos motivarão a seguir o seu legado”, afirma a Direção Nacional do MST.
O corpo de Brunetto será velado nesta terça-feira (29), em Campo Grande, na secretaria do MST (Rua Juruema, 309, no bairro Taquarucu). No final da tarde, será levado de avião para Chapecó (SC), onde será velado na Cooperunião, em Dionísio Cerqueira. O enterro acontece na manhã da quarta-feira (30).
Nota Oficial da Da Direção Nacional do MST
É com um sentimento profundo de tristeza e de grande dor, que informamos a perda do companheiro Egídio Brunetto, dirigente do MST que atuava no Mato Grosso do Sul, em um acidente na rodovia MS 164 (que liga o município de Maracaju a Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai), na tarde desta segunda-feira (28/11), quando ele se dirigia ao assentamento Itamaraty.
Egídio foi um ser humano muito especial. Filho de camponeses sem terra, trabalhou desde a infância na roça e, sempre muito esperto e indignado, envolveu-se com a pastoral da terra na região de Xanxerê, em Santa Catarina, e se transformou em militante do MST desde a década de 80.
Desde então, contribuiu com a organização do Movimento em todo o país e com as lutas dos trabalhadores rurais pela terra, pela Reforma Agrária e por transformações sociais.
Militante exemplar, preocupava-se sempre com os cuidados de cada militante. Foi uma pessoa generosa e solidária com todos.
Egídio empunhou a bandeira do internacionalismo e da solidariedade às luta dos povos e da classe trabalhadora, responsável pela relação do Movimento com organizações camponesas na América Latina e no mundo, sendo fundador da Via Campesina Internacional (na foto, Evo Morales e Egídio)
O MST e o povo brasileiro perdem um grande companheiro e um ser humano exemplar, um guerreiro Sem Terra que andou pelo mundo, construindo alianças com a classe trabalhadora.
O grande companheiro Egídio nos deixa muitos e belos exemplos de vida, que nos motivarão a seguir o seu legado.

