fbpx

Mulheres do PSOL: Chamado para mobilização das Setoriais Estaduais para 8 e 14 de março

8 de março: Em defesa da democracia, pela vida das mulheres!

O Dia Internacional de Luta das Mulheres em 2023 irá marcar a primeira grande iniciativa do movimento feminista e de mulheres na era pós-governo Bolsonaro, do qual somos todas sobreviventes. Desde o golpe de 2016, nós vivemos retrocessos nos direitos das mulheres, que se intensificaram nos últimos 4 anos. Depois de tanto tempo resistindo aos incansáveis ataques às nossas vidas e aos nossos direitos, teremos a oportunidade de nos fortalecer coletivamente em torno das lutas pela retomada destes direitos e pela conquista de muitos outros.

Para as mulheres do PSOL, esta retomada passa pelas ações contra a fome, a pobreza e a carestia, assim como a denúncia da injustiça reprodutiva e da violência doméstica e institucional. A defesa da democracia, aliada à unidade em torno das mobilizações nas ruas e das ações de solidariedade cotidianas nos movimentos sociais, são centrais para que continuemos ocupando os espaços da política e de poder.

Por isso, a direção do setorial nacional de mulheres reuniu-se nos dias 18 e 19 de janeiro para planejar nossa atuação no 8 de março e decidimos que nosso mote para este ano será “Em defesa da democracia, pela vida das mulheres”. Serão confeccionados materiais gráficos (adesivos, lenços, cartazes, panfletos) para serem enviados aos estados, via coordenações dos setoriais estaduais. O setorial nacional também irá disponibilizar artes de camiseta e bandeirão para os estados que quiserem fazer por conta própria.

Fazemos um chamamento a todos os setoriais estaduais e a toda a militância nacional do PSOL para que se somem às construções das atividades estaduais e nacional deste importante dia da luta feminista, contribuindo com as formulações políticas e mobilizando para os atos de rua, as atividades de formação, a agitação e divulgação nas redes sociais, dando visibilidade às iniciativas comuns. Enviem fotos e vídeos para os contatos do setorial nacional, para que possamos divulgar nas redes sociais e nos demais canais de comunicação.

O Dia Internacional de Luta das Mulheres é um marco na nossa agenda de lutas, com o acúmulo de várias gerações que deram suas vidas para que possamos colher, hoje, tantas conquistas.

É PELA VIDA DAS MULHERES!

14 de Março é dia de exigir Justiça por Marielle Franco.

Naquela noite fatídica, quando ceifaram as vidas de nossa companheira e vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes, pensaram que iriam nos calar pelo medo, exterminar nossa luta, nossa organização e nossa coragem. Cinco anos se passaram sem que as investigações tenham sido concluídas e sem que os mandantes deste crime cruel tenham sido nominados, responsabilizados e punidos.

Os motivos que levaram a este crime persistem na violência política e institucional cometida contra as mulheres e contra as pessoas negras e LGBTQIAPN+ nas periferias e nos rincões do Brasil. Persiste em cada ameaça e perseguição feita contra parlamentares, principalmente mulheres negras e trans, que se reafirmam como porta-vozes da luta contra todos os tentáculos do capitalismo, que aprofunda o racismo, o machismo, a LGBTfobia, a crise climática com a usurpação dos territórios, o capacitismo e demais ataques aos direitos humanos.

As sementes de Marielle se espalharam por todas as partes. A força do seu legado ajudou a forjar lideranças comunitárias, elegeu parlamentares mulheres em todo o país, conquistou espaços institucionais e nos movimentos sociais para pautar temas e reivindicações tão caras aos setores mais excluídos, invisibilizados e alvejados pelo extermínio do Estado. Não fomos silenciadas e não seremos interrompidas!

O setorial nacional de mulheres do PSOL convoca todos os setoriais estaduais e toda nossa militância para construirmos ações no dia 14 de Março, exigindo Justiça por Marielle e pautando o debate sobre a necessidade de federalizar as investigações do seu assassinato. Iremos confeccionar e enviar, aos estados, alguns materiais (adesivos, placas, cartazes ilustrados) alusivos aos cinco anos do assassinato de Marielle. Faremos um vídeo que será projetado em Brasília, e ele será disponibilizado aos estados que queiram organizar suas próprias projeções.

É muito importante que parlamentares do PSOL, seja nas câmaras ou assembleias legislativas, convoquem sessões especiais ou solenes para marcar a denúncia da impunidade e a exigência de Justiça por Marielle. É importante o registro com fotos e vídeos de todas essas iniciativas nos estados, para serem enviados às redes sociais do setorial e assim incentivarmos cada vez mais mulheres se somarem às lutas feministas do nosso partido.

Honrar a memória de nossa companheira é fortalecer a todas nós para continuarmos ocupando espaços políticos de poder sem que isso ameace a nossa existência.

Marielle Franco, presente! Hoje e sempre!

Executiva Nacional da Setorial Nacional de Mulheres do PSOL

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,008SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas