fbpx

Nota de pesar: Cris Barros (1963-2021)

É com muito pesar que a Executiva Nacional do PSOL vem registrar o falecimento da companheira Maria Cristina dos Santos Barros, conhecida como Cris Barros, presidenta do PSOL Municipal de Salvador-Bahia e secretária de Movimentos Sociais do PSOL estadual. Cris era uma lutadora, foi integrante do MNU, do Circulo Palmarino, dos setoriais de negros e de mulheres do partido, fundadora do Coletivo Independente, era uma das nossas principais lutadoras.

Cris era uma amiga de todos, uma verdadeira unanimidade guerreira. Atuou com destaque no movimento de moradia quando participou da maior ocupação já feita na capital da Bahia que envolveu mais de duas mil pessoas em um terreno de um milhão de metros quadrados na Estrada Velha. Em apenas seis anos de PSOL atuou no movimento de moradia, em setoriais, ocupou funções administrativas e políticas Coube a Cris dirigir a campanha eleitoral vitoriosa de Salvador em 2020 onde o partido manteve a sua cadeira na Câmara Municipal. Lutou com coragem e destemor por dois anos contra uma doença tão implacável quanto rara.

Mas, aqueles que acreditam em outros planos de energia sabem que Cris não nos deixou, foi para a ancestralidade, partiu para Aruanda, assumiu um posto avançado na luta pela emancipação do povo negro, uma outra trincheira do combate contra o racismo, onde seu legado, sua história e sua fé cumprirão o papel de nos orientar e as suas filhas que continuam sua luta.

O clarão de sua luz não apagou, apenas iluminará outros mundos, outros espaços. Conosco ficará somente a dor de não ver mais a sua “beleza pura”, o seu sorriso deslumbrante e sua fala cheia de experiência e sabedoria

Axé Cris. Nossa gratidão eterna por tê-la conhecido e ter feito o bom combate contigo.Cris Barros presente!

Cris Barros presente!

Cris Barros presente

Executiva Nacional do PSOL – 27 de novembro de 2021

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,002SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas