fbpx

Nota do PSOL contra nova tentativa de golpe no Peru

O PSOL acompanha com grande preocupação o desenrolar da situação política no Peru. Desde a derrubada de Pedro Castillo e a saída autoritária levada a cabo por Dina Boluarte e a maioria do congresso peruano, a situação da democracia no país tem se deteriorado rapidamente.

O último ataque contra a democracia é a tentativa de destituição da Junta Nacional de Justiça no próximo 06 de março. A Junta Nacional de Justiça é o órgão responsável pela nomeação de juízes e fiscais, bem como pelo desenvolvimento de investigações e pelo Júri Nacional Eleitoral. Some-se a isso a proposta de lei de reforma do Ministério Público, a perseguição contra a imprensa investigativa e o assassinato de mais de 50 ativistas por exercerem seu direito de manifestação. Um cenário de fragilização das instituições, com o objetivo evidente de garantir impunidade àqueles que atentaram e atentam contra a democracia no Peru.

Não nos calamos diante de mais um ataque à democracia na América Latina. No Brasil, iremos às ruas para pedir a responsabilização daqueles que tentaram um golpe em nosso país em 08 de janeiro de 2023. Por isso, estendemos nossa irrestrita solidariedade ao povo peruano em sua luta por justiça e em defesa da democracia!

Por fim, chamamos a militância a participar do tuitaço hoje, publicando #GolpeCongresalPerú. América Latina unida contra os golpes!

Executiva Nacional do PSOL
1º de março de 2024

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas