fbpx

Nota do PSOL: deter a ofensiva golpista

A invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto representa uma tentativa de Golpe de Estado. O bolsonarismo segue agindo impunemente, promovendo neste domingo (08/01) uma espécie de “invasão do Capitólio” à brasileira. A leniência das forças de segurança do Distrito Federal, comandadas pelo ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, é evidente. A inação da Polícia Militar diante da escalada golpista está amplamente documentada. Diante disso, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o PSOL DF e a Executiva Nacional do PSOL defendem:

– Identificação e punição exemplar de todos os envolvidos, sejam terroristas envolvidos nos atos de depredação, sejam financiadores, de acordo com a lei em defesa do Estado Democrático de Direito (Lei 14197/2021);

– Intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal;

– Imediata demissão do secretário de segurança do DF, Anderson Torres;

– Instauração de CPI para investigar a negligência das Forças de Segurança na CLDF e Congresso Nacional;

– Convocação do Governador do DF pra prestar esclarecimentos;

– Desmonte imediato dos acampamentos golpistas em frente ao QGs do Exército na capital e nos estados;

– O reforço à mobilização popular contra o golpismo bolsonarista, com a convocação imediata de atos de rua com todos os setores comprometidos com a defesa da democracia;

A ação de hoje reforça a importância de que não haja anistia aos bolsonaristas que, dentro e fora do governo Bolsonaro, cometeram e continuam a cometer novos crimes contra o povo brasileiro.

O PSOL não aceitará sem reação essa ofensiva golpista. Além de reivindicar das autoridades a defesa do Estado Democrático de Direito contra essa ofensiva golpista, estaremos a postos para defender a vontade soberana das urnas a partir de nossa ação nos movimentos sociais, sabendo que a mobilização popular é determinante para barrar a extrema-direita.

8 de janeiro de 2023

Executiva Nacional do PSOL

Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados

Executiva do PSOL DF

Bancada do PSOL na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas