fbpx

Oposição defende criação de CPI do Meio Ambiente na Câmara


Os líderes da oposição na Câmara dos Deputados estão articulando, desde a última terça-feira (27), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue os seguidos crimes ambientais cometidos pelo governo de Jair Bolsonaro e, principalmente, por seu Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
A proposta ganhou força na Câmara após o depoimento do delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva à Casa. Na audiência, na última segunda-feira, o ex-superintendente da PF no Amazonas afirmou que Ricardo Salles “legitimou a ação de madeireiros criminosos”.
Embora inicialmente o enfoque será as denúncias apresentadas por Saraiva contra Salles, é possível que o escopo da comissão seja mais amplo e aborde também denúncias de inação do governo e de outros crimes ambientais defendidos por ele. O deputado federal do PSOL, Marcelo Freixo, está articulando as assinaturas à CPI como líder da Minoria na Câmara.
“O delegado Alexandre Saraiva apresentou uma farta documentação comprovando crimes que estão sendo defendidos pelo ministro Salles. A gente acabou de assistir um encontro mundial sobre o clima, mas, aqui, o crime ambiental é defendido pelo governo”, disse Freixo, que afirmou que, caso a CPI seja aberta, também será investigado o aumento das queimadas e do desmatamento no país.
Saraiva está afastado de suas funções desde que protocolou uma notícia-crime contra Salles no Suprema Tribunal Federal (STF), acusando o ministro de atuar para minar a credibilidade da operação que apreendeu um recorde de aproximadamente 200 mil metros cúbicos de madeira extraídos ilegalmente. Se a comissão for aberta, o delegado da PF será um dos primeiros nomes convocados a depor.
Para instaurar um CPI na Câmara é necessário que haja a assinatura de ao menos 171 deputados, isto é, um terço da Casa. A instauração da comissão na Câmara não tiraria o foco da CPI da Covid que ocorre no Senado e tampouco seria ofuscada por ela, já que as duas tratam de temas relevantes para a população.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas