fbpx

Pelo fim dos agrotóxicos, população brasileira se mobiliza em dezenas de cidades

Nesta quarta-feira (3), data que marca o “Dia Internacional do não uso de agrotóxicos”, a população brasileira sairá às ruas em diversas cidades para denunciar o agronegócio e os danos causados pelo modelo agrícola predominante no país.
 
Além disso, os manifestantes vão exigir mais estímulo à agroecologia, uma alternativa à produção de alimentos saudáveis e com capacidade de garantir a segurança alimentar da população através da agricultura familiar e camponesa.
 
A data escolhida para a manifestação, organizada pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, marca os 30 anos da tragédia de Bhopal, na Índia. Na ocasião, mais de 16 mil pessoas morreram e 560 mil foram intoxicadas após a explosão da fábrica de agrotóxicos da Caribe Union, atual Dow Chemical.
 
“Bhopal não foi um acidente. Assim como também não foi um acidente a chuva de venenos na escola de Rio Verde (GO), e tantas outras tragédias anunciadas pela ganância daqueles que afirmam que a comida que nos alimenta só pode ser produzida com muito veneno. Eles lucram muito com isso”, diz trecho do manifesto lançado pela Campanha.
 
O Brasil se consagrou como o maior consumidor mundial de agrotóxicos desde 2008, ultrapassando os Estados Unidos. Em média, cada brasileiro consome 5,2 litros desses insumos todos os anos.
 
Apesar de diversos estudos científicos comprovarem a associação dos agrotóxicos ao aumento de cânceres, abortos, más-formações congênitas, alterações neurológicas e somáticas, o governo brasileiro continua a estimular o setor através de isenção fiscal – os agrotóxicos têm 60% de isenção do ICMS, e muitos ainda possuem 100% de isenção do IPI, PIS/PASEP e COFINS.
 
Em 2013, o mercado de agrotóxicos rendeu US$11,5 bilhões. O lucro se concentra em seis grandes empresas transnacionais: Monsanto, Basf, Syngenta, Dupont, Bayer (fabricante do gás letal usado pelos nazistas) e a Dow, que até hoje não reconhece sua responsabilidade sobre Bhopal.
 
Abaixo, confira a programação de algumas capitais e cidades brasileiras que farão a mobilização.
 
Aracaju (SE)
8h: Praça Fausto Cardoso
Ato Público de denúncia sobre os impactos e consequências do uso de agrotóxicos no Brasil.
https://www.facebook.com/events/589446904535407/
 
Belém (PA)
https://www.facebook.com/events/661750180611895/
Sessões de cine-debate em Belém do Pará, por menos veneno e mais comida!
(às 9h) Auditório do MAFDS, Núcleo de Ciências Agrárias da UFPA
(às 16h) Auditório da FANUT, Faculdade de Nutrição da UFPA
(às 16h) Auditório do Bloco F, Faculdade de Nutrição da UNAMA
 
Belo Horizonte (MG)
De 8 às 17h, na Praça Sete.
 
Brasília (DF)
8h em frente à CTNBio, com o comitê da Campanha e Via Campesina.
 
Campinas (SP)
https://www.facebook.com/events/1546718505573796/
Com direito à programação estendida de filmes durante a semana do dia 03/12.
http://www.preac.unicamp.br/casadolago/?p=3585
 
Contagem (MG)
Praça Iria Diniz – Avenida João César De Oliveira, 32310 Contagem.
 
Cuiabá (MT)
16h – Ato em frente ao shopping Pantanal (panfletagem e mobilização).
 
Curitiba (PR)
12h na Boca Maldita.
 
Inconfidentes (MG)
8 as 16h na praça Tiradentes
17h: Palestra no Auditório da Escola-Fazenda
20h30: CineUai: Agricultura Tamanho Família
 
Goiânia (GO)
Local: sala T-15 do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Goiás (9 às 12h) e Mercado Vila Nova (até as 19h). No evento será lançado o 11º Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, um dos objetivos de Projeto do CNMP e Fórum Nacional de Combate sós Agrotóxicos.
 
Joinvile (SC)
Vídeo-Debate: O veneno está na mesa 2
02/12 – 19:15: na Casa Iririú
03/12 – 19:15: no Centro de Direitos Humanos – CDH Joinville
 
Juiz de Fora (MG)
17h: Aula Pública no Parque Halfeld
18h30: O veneno está na mesa 2 – Auditório João Carriço
 
Macaé (RJ)
Panfletagem e exibição de filmes durante o II Fórum em Humanidade do NUPEM/UFRJ – Macaé
 
Mucugê (BA)
Seminário Impactos Causados Por Agrotóxicos No Território Da Chapada Diamantina. Centro de Cultura, 9 às 17h.
 
Porto Alegre (RS)
17:30 na Esquina Democrática
www.facebook.com/events/755261654527794/?ref=2&ref_dashboard_filter=upcoming
 
Recife (PE)
9h no Mercado São José
 
Rio de Janeiro (RJ)
Cinelândia
15 às 21h | Exposição de Fotos e Outras Intervenções
18h | Aula Pública (Representantes da Fiocruz, da Campanha e Depoimento de Agricultor/a)
19h30 | Exibição do Filme “Agricultura da Morte” e Curta Agroecologia
 
São Paulo (SP)
Ações informativas para a população alertando para os perigos dos Agrotóxicos. CUT e sindicatos filiados. A partir das 11h na Praça do Patriarca, centro de São Paulo.
 
Vitória (ES)
– Panfletagem + Panelaço E/Ou Batucada-Barulho No Ru/UFES – Concentração a partir das 10h no Elefante Branco – próximo à barraca Agroecológica
– Exibição do Vídeo “O Veneno Está Na Mesa 2” (Silvio Tendler).

 

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,800SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas