O PSOL de Pernambuco realizou, no último dia 11, mais uma importante plenária com a participação de vários militantes. A atividade aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, onde dirigentes e filiados de 14 municípios compareceram para debater a conjuntura e as tarefas do PSOL. A plenária serviu também para dar as boas vindas aos novos filiados, representados na fala de Roberto Numeriano, que foi o candidato a prefeito da Frente de Esquerda nas últimas eleições no Recife, então membro da direção nacional do PCB e hoje militando do PSOL.
A plenária debateu as resoluções políticas nacionais e estaduais e referendou as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Diretório Estadual. A partir deste mês de maio, o PSOL-PE terá um informativo impresso mensal, destinado aos filiados de todos os municípios do Estado. Também será desenvolvido um programa de formação, aprimorando os trabalhos e acúmulos que já vinham sendo implementados.
Os militantes presentes também debateram a política de finanças da tesouraria do PSOL-PE, em que cada município contribuirá com uma cota anual para custear as demandas partidárias gerais e de interiorização das ações do partido, definindo também um conselho fiscal independente do Diretório Estadual.
Em relação à conjuntura eleitoral, foi consenso que o PSOL deve seguir na perspectiva de buscar chegar à Assembleia Legislativa, esforçando-se para construir uma chapa competitiva para 2014. Vários cogitaram o nome da servidora pública federal Albanise Pires como pré-candidata à governadora em 2014. Ela foi candidata à vice-prefeita pelo PSOL em Recife nas eleições de 2012 e agora coordenará o processo de debates programáticos sobre a conjuntura estadual, fazendo um balanço estratégico da gestão de Eduardo Campos e também da situação política, econômica e social no Estado. Os debates contarão com a participação de personalidades, intelectuais, movimentos sociais e organizações que podem contribuir neste processo.
A plenária reafirmou, ainda, a necessidade de os quadros do partido envolverem-se no processo da conferência das cidades, sobretudo no Recife. Estavam presentes na plenária um dos coordenadores da Frente de Resistência Urbana em Pernambuco, Zé Miguel, de Ouricuri, além de companheiros de Jaboatão dos Guararapes que atuam junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Na oportunidade, foi reforçada a possibilidade de buscar uma articulação com estes movimentos, fortalecendo a unidade a partir dos quadros do PSOL que intervém nestas lutas.
A plenária debateu as resoluções políticas nacionais e estaduais e referendou as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Diretório Estadual. A partir deste mês de maio, o PSOL-PE terá um informativo impresso mensal, destinado aos filiados de todos os municípios do Estado. Também será desenvolvido um programa de formação, aprimorando os trabalhos e acúmulos que já vinham sendo implementados.
Os militantes presentes também debateram a política de finanças da tesouraria do PSOL-PE, em que cada município contribuirá com uma cota anual para custear as demandas partidárias gerais e de interiorização das ações do partido, definindo também um conselho fiscal independente do Diretório Estadual.
Em relação à conjuntura eleitoral, foi consenso que o PSOL deve seguir na perspectiva de buscar chegar à Assembleia Legislativa, esforçando-se para construir uma chapa competitiva para 2014. Vários cogitaram o nome da servidora pública federal Albanise Pires como pré-candidata à governadora em 2014. Ela foi candidata à vice-prefeita pelo PSOL em Recife nas eleições de 2012 e agora coordenará o processo de debates programáticos sobre a conjuntura estadual, fazendo um balanço estratégico da gestão de Eduardo Campos e também da situação política, econômica e social no Estado. Os debates contarão com a participação de personalidades, intelectuais, movimentos sociais e organizações que podem contribuir neste processo.
A plenária reafirmou, ainda, a necessidade de os quadros do partido envolverem-se no processo da conferência das cidades, sobretudo no Recife. Estavam presentes na plenária um dos coordenadores da Frente de Resistência Urbana em Pernambuco, Zé Miguel, de Ouricuri, além de companheiros de Jaboatão dos Guararapes que atuam junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Na oportunidade, foi reforçada a possibilidade de buscar uma articulação com estes movimentos, fortalecendo a unidade a partir dos quadros do PSOL que intervém nestas lutas.

