Durante o grande expediente desta quarta-feira, 8, na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador João Alfredo (PSOL) fez um comparativo entre os gastos com publicidade da Prefeitura e outras políticas do Município. Segundo João Alfredo, no período de 2005 até 2011, e já com a previsão orçamentária para 2012, a Prefeitura de Fortaleza gastou com propaganda e publicidade o montante de R$ 127.217.935,35.
O vereador destaca que, com esse valor, daria para construir 1,6 Hospital da Mulher; para reformar 2,42 Estádios Presidente Vargas; construir 10,6 Cucas; 9 reformas do Terminal do Antônio Bezerra ou construir 63,6 UPAII. Para o parlamentar, esses dados mostram a prioridade da Prefeitura.
João Alfredo afirmou que, se esses recursos fossem utilizados em caráter educativo, informativo e de orientação, o cenário de Fortaleza seria outro. “Observamos que a Prefeitura tem outro tipo de prioridade. Fiz essa apresentação por acreditar que devemos fazer uma grande discussão sobre o assunto. Porque tantos recursos são gastos com propaganda e não podemos atender as reivindicações dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de trânsito”,concluiu João Alfredo.
Em aparte, Marcus Teixeira (PMDB) disse que todos os prefeitos fazem isso e o próximo vai continuar fazendo o mesmo com os gastos de publicidade. “Não é só a Prefeita, o Juraci em sua época, foi o Lula, é a Dilma, todos têm que mostrar o que fazem pela população”, afirmou Marcus.

