fbpx

PSOL cobra investigação rigorosa sobre chacina do Jacarezinho (RJ) desta quinta (6)

A bancada do PSOL na Câmara, em conjunto com os parlamentares do partido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e a deputada federal Benedita da Silva (PT), protocolou nesta quinta-feira (6) ofícios endereçados ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e ao Procurador Geral de Justiça do estado, Luciano Oliveira Mattos de Souza, para cobrar investigações rigorosas sobre a chacina que matou mais de 20 pessoas nesta quinta na favela do Jacarezinho, zona norte da capital fluminense.
“Em plena crise pandêmica no país, o Brasil assistiu perplexo a operação policial realizada na comunidade do Jacarezinho na manhã do dia de hoje. Em meio à pandemia, com mais de 414 mil mortos e quase 15 milhões de casos de Covid19 no Brasil, a operação realizada na Favela do Jacarezinho, localizado na capital do Estado do Rio de Janeiro, conta, até o momento com, pelo menos, 25 vítimas fatais”, apontam os parlamentares no documento.
Os deputados do PSOL relembram que há decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2020, que proíbe operações policiais ostensivas nas favelas brasileiras, como a que aconteceu na favela da zona norte fluminense, enquanto durar a pandemia de Covid-19.
De acordo com o MetrôRio, dois passageiros ficaram feridos após o vidro de um dos vagões ser atingido por projétil que partiu da área onde acontecia a operação. Moradores do Jacarezinho relatam abusos, agressões, confisco de celulares, invasão de casas e casos de execuções.
“Requeremos que determine a investigação e apuração rigorosa dos fatos relatados no presente ofício e a imediata suspensão da operação. Exigimos rigidez e celeridade na perícia local e no IML ainda no dia de hoje, tendo em vista que qualquer atraso no processamento da perícia poderá trazer prejuízos irreparáveis à presente investigação, além da integral proteção das testemunhas”, concluem os parlamentares.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,097SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas