fbpx

PSOL é o partido brasileiro com maior proporção de mulheres na direção

O PSOL é o partido com maior proporção de mulheres em sua direção, é o que aponta levantamento realizado pela CNN Brasil por ocasião do Dia Internacional de Luta das Mulheres. Com 61% dos cargos da direção nacional ocupados por mulheres, o PSOL está entre os únicos quatro partidos com direção ao menos paritária na questão de gênero.

23 partidos responderam ao levantamento da CNN, e além do PSOL (61%), apenas PMB (53%), PT (50%) e PCdoB (50%) possuem paridade de gênero ou predomínio feminino em sua direção nacional.

No total, os partidos declararam ter 164 mulheres em posições de comando nas executivas nacionais, ante 456 homens. As mulheres, portanto, ocupam 26% dos 620 cargos de liderança, proporção muito abaixo da parcela de mulheres na população brasileira, que está por volta de 51%.

A maioria feminina em cargos de direção colocada em prática no PSOL possui efeitos bastante evidentes em comparação aos outros partidos brasileiros. O PSOL tem a única bancada com maioria feminina do Congresso Nacional, por exemplo, com 7 mulheres e 6 homens em sua composição, com representatividade de mulheres negras, indígenas e trans.

A paridade também foi atingida nos deputados estaduais e distritais eleitos pelo PSOL em 2022, com 11 mulheres e 11 homens representando o partido nas Assembleias Legislativas.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,969SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas