fbpx

PSOL reafirma importância do combate à extrema-direita e ao neoliberalismo internacional

O plenário do 8º Congresso Nacional do PSOL aprovou na tarde deste sábado (30) a resolução política de conjuntura internacional, reafirmando a centralidade da luta contra a extrema-direita a nível global, assim como ao capitalismo neoliberal que destrói direitos em todo o mundo.

LEIA NA ÍNTEGRA: RESOLUÇÃO DE CONJUNTURA INTERNACIONAL APROVADA NO 8º CONGRESSO NACIONAL DO PSOL: “A LUTA CONTRA A GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL E A EXTREMA DIREITA”

Outro ponto fundamental levantado pela resolução é a importância da integração entre partidos e movimentos socialistas que tenham como propósito atualizar a agenda das esquerdas em nível internacional, assim como aprofundar a integração latino-americana, com apoio a todas as iniciativas dos governos populares da região.

A resolução também defende a autodeterminação dos povos, determinando apoio ativo à luta dos povos palestino, curdo, saharauí e demais nacionalidades que lutam por liberdade e contra o racismo. Também defende soluções de paz justa para a guerra entre Rússia e Ucrânia, sem anexações e sem sanções.

O crescimento de alternativas de esquerda na América Latina, inclusive com a chegada ao poder em países como Chile e Colômbia, é celebrado pelo partido, já que o PSOL também faz parte desse crescimento e desta integração da nova esquerda latino-americana, surgindo como alternativa de poder em importantes cidades brasileiras.

“Experiências como as da Frente Ampla, no Chile, e do Pacto Histórico, na Colômbia colocam na ordem do dia uma plataforma de enfrentamento à extrema direita, à crise climática, pelo avanço do feminismo e dos direitos humanos. Mesmo com limites, esses projetos podem trazer novidades importantes”, diz trecho da resolução aprovada.

Leia as outras resoluções sobre a conjuntura internacional apresentadas no 8º Congresso Nacional do PSOL:

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,031SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas