Em algumas capitais do país, como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte, o preço da tarifa do transporte público, sofreu reajuste logo no início do ano. E em outras grandes cidades, os governos também já anunciaram que pretendem aumentar o valor da passagem de ônibus, metrôs e trens.
Diante desse cenário, o Setorial de Mobilidade Urbana do PSOL divulga a nota abaixo, em que repudia os reajustes e reforça a necessidade de mobilizações nas ruas para impedir esse novo “tarifaço”. Na nota, o Setorial ressalta o transporte urbano como um direito que deve ser custeado com verbas públicas e defende a adoção da política de tarifa zero nos serviços de transportes coletivo. “Nosso partido repudia o tarifaço em curso e, portanto, apoiamos e construímos ativamente, em conjunto com outras organizações e movimentos, as manifestações contra os aumentos de tarifa”, afirma o texto.
O partido também se soma às várias manifestações que serão realizadas nos próximos dias, em várias cidades do país.
Leia abaixo a íntegra da nota, assinada pelo Setorial de Mobilidade Urbana do partido.
Não ao aumento das tarifas no transporte público
Mais uma vez, uma onda de aumentos nas tarifas de transporte público atinge diversas cidades brasileiras. Já são ao menos 11 capitais e dezenas de outros municípios que anunciaram ou já aplicaram reajustes nas tarifas de ônibus, metrô, trem e barcas. Como de costume, os aumentos se dão na virada de ano, em uma tentativa de evitar manifestações e protestos.
O novo tarifaço piora uma situação que já era bastante grave. São décadas de seguidos reajustes acima de inflação, levando a uma tarifa caríssima, enquanto prevalecem a superlotação, a insegurança e a lentidão dos serviços de transporte público, além de péssimas condições de trabalho para os empregados do setor. As tarifas abusivas têm consequências sociais trágicas: excluem uma parcela significativa da população, representando uma barreira para o acesso à cidade, aos serviços de saúde, educação, ao emprego, etc e estimulam a migração de usuários para os meios de transporte individuais motorizados – com consequências bastante negativas do ponto de vista ambiental (especialmente pela emissão de CO2), urbanístico e de saúde pública.
É preciso lembrar ainda que os aumentos de tarifa de transporte público foram o estopim dos protestos de junho de 2013, e a revogação deles foi justamente a maior conquista das manifestações. O que se vê agora é a tentativa de reverter as vitórias populares de junho, impondo aumentos que na maioria das cidades são ainda maiores do que aqueles tentados em 2013.
O PSOL entende o transporte urbano como um direito, que como tal deve ser custeado com verbas públicas, e defende o horizonte de adoção de tarifa zero nos serviços de transportes coletivo. Nosso partido repudia o tarifaço em curso e, portanto, apoiamos e construímos ativamente, em conjunto com outras organizações e movimentos, as manifestações contra os aumentos de tarifa.
Entendemos que apenas com mobilizações massivas conseguiremos reverter esse processo. Convidamos a todos a se incorporarem.
Setorial de Mobilidade Urbana do PSOL

