fbpx

Talíria Petrone (PSOL) vai pedir convocação do delegado Alexandre Saraiva na CPI do MST

A deputada federal Talíria Petrone, uma das representantes do PSOL na CPI do MST, vai apresentar nesta semana um requerimento de convocação do delegado Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, para um depoimento no colegiado.

A expectativa é que Saraiva possa dar detalhes de sua experiência no combate à grilagem, ao garimpo, ao desmatamento e à corrupção de agentes públicos na região amazônica. O requerimento também foi assinado por Sâmia Bomfim, a outra representante do PSOL na CPI.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, o delegado Alexandre Saraiva entrou em atrito com o então ministro Ricardo Salles por causa da maior apreensão de madeira da história do Brasil. Salles, agora deputado federal, dizia que a madeira era legal. Saraiva então respondeu com uma notícia-crime ao STF (Supremo Tribunal Federal) para acusar Salles de atuar a favor dos madeireiros ilegais.

Ricardo Salles é o relator da CPI e já disse que trabalhará para tentar criminalizar o MST. “Não é razoável que o relator da CPI do MST seja o pior ministro do Meio Ambiente que o Brasil já teve. Ricardo Salles coleciona diversas denúncias contra ele, envolvendo medidas que atacam o meio ambiente e que atendem aos interesses de madeireiros, garimpeiros e do agronegócio. Acusado, inclusive, de criar obstáculos a uma investigação federal”, afirmou Talíria Petrone.

“Queremos ouvir do delegado Alexandre Saraiva detalhes sobre essas ações ilegais de grilagem, desmatamento e corrupção, que contaram com a conivência de Salles e de outros agentes públicos que compunham o governo Bolsonaro. Estamos nessa CPI reafirmando nosso apoio ao maior movimento social da América Latina e à luta por reforma agrária e por comida sem veneno”, disse ainda a parlamentar.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,003SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas