Você ainda não se filiou ao PSOL mas já está convicto que precisa vir conosco nesta luta pelo futuro do Brasil? Clique aqui e preencha o formulário para se filiar.
Ainda está em dúvida, não sabe muito bem o que o PSOL defende ou o porquê de se filiar agora? Listamos CINQUENTA motivos pra você. Se liga na lista!
1 – Partido número 1 na resistência ao governo Bolsonaro.
2 – A única bancada parlamentar com paridade de gênero na Câmara. São dez deputados federais do PSOL, 5 mulheres e 5 homens.
3- É a melhor e mais coerente bancada parlamentar do Brasil. Com a gente não tem esse papo de legenda de aluguel. Nunca fechamos com o Centrão!
4 – É o partido de Marielle Franco, brutalmente assassinada em 14 de março de 2018. Marielle, Presente!
5 – A esquerda precisa se reorganizar e retornar às bases, como disse Mano Brown.
6 – “Não recebo um real. Tô na rua por um ideal”, é uma frase sempre usada por nós em nossas campanhas. É uma marca da nossa militância. Abnegada e comprometida com o futuro.
7 – O PSOL apresentou a primeira chapa presidencial da história composta por um líder sem-teto e uma mulher indígena. Guilherme Boulos, do MTST e Sônia Guajajara, da APIB, representaram o partido nas eleições de 2018. As lutas do campo e da cidade têm protagonismo no PSOL.
8 – Contra a máquina das fake news e total desinformação construída pelo bolsonarismo, só a luta cotidiana, com organização e informação para as pessoas, em cada lugar, terá potência para virar este jogo.

9 – “Sozinha ando bem, mas com você ando melhor”. Esta frase muito celebrada no movimento feminista, mostra a importância de caminhar coletivamente, ainda mais em 2019. Somos muitos e muitas, só estamos mais dispersos do que deveríamos. É hora de se juntar.
10 – Não dá mais para ficar assistindo aos retrocessos sentado no sofá. É preciso colocar a mão na massa e ir à luta.

11 – Participe dos Congressos do PSOL e decida os rumos do partido. No primeiro semestre de 2020 o partido estará em processo congressual e você pode participar se estiver filiado.

12 – Participe do dia-a-dia do partido, em seus núcleos de base e setoriais. Quem constrói o PSOL é você.

13 – O PSOL tem paridade de gênero nas suas direções e cotas de pelo menos 30% de negros em cada instância partidária.
14 – É preciso dar a resposta a Bolsonaro e todo o conservadorismo nas ruas. O PSOL sabe que democracia e política não se faz apenas dentro do parlamento.

15 – Partido que não se vende! Nascemos para não abrir mão de nossos princípios.

16 – Partido 100% contra a reforma da previdência. Aqui não tem papo de “progressismo” que na hora do “vamos ver” vota pela retirada de direitos dos trabalhadores ao lado do governo Bolsonaro.
17 – Partido que luta pelo aprofundamento da democracia. Queremos que as decisões do povo estejam no centro do debate político.
18 – Sabemos que uma das principais tarefas para o próximo período é construir um amplo movimento democrático para resistir aos retrocessos civilizatórios impostos pela família Bolsonaro no poder. É hora de unidade!
19 – O partido das lutas feminista, LGBT e antirracista. A transformação do Brasil virá pelas mãos das mulheres, negros e negras, LGBTs e outros oprimidos deste país.
20 – Lembra de Eduardo Cunha, o corrupto que conduziu o processo de golpe parlamentar na Câmara e tentou retirar direitos das mulheres? Ele teve de abandonar a presidência da Câmara, após intensa campanha pelo “Fora Cunha!” encampada por um amplo movimento conhecido como “Primavera Feminista”, que teve protagonismo do PSOL.

21 – Combatemos o genocídio da juventude negra nas periferias, favelas e quebradas de todo o Brasil. Sabemos quem mais morre com o aval para matar que Bolsonaro dá a agentes do Estado em todo o país. Se você é negro, sua luta também é no PSOL.
22 – O PSOL é Lula Livre! Apesar de ter feito oposição a seus governos, sabemos que o ex-presidente Lula está preso em um processo fraudulento e criminoso, como provam as mensagens divulgadas pelo The Intercept na #VazaJato. Se você é Lula Livre, você também é PSOL!
23 – Inclusive, sempre denunciamos que a Lava Jato era uma farsa com objetivos políticos muito bem claros de seus integrantes. A #VazaJato, realizada pelo The Intercept Brasil ao lado de outros veículos de comunicação brasileiros, está aí para provar.
24 – O partido de esquerda que mais cresce proporcionalmente no Brasil. No final de 2017, quando ocorreu o último congresso do partido, o PSOL já contava com quase 150 mil filiados pelo país.

25 – Queremos um outro modelo de cidades. Que sejam feitas e pensadas pelas pessoas e para as pessoas. O modelo de cidade-negócio, com o lucro acima do bem-estar de cada um, não nos interessa. Em 2020 acontecerão eleições municipais e precisamos construir um forte movimento pelo Brasil para construir as cidades que queremos. Vamos juntos?
26 – O PSOL tem militantes que já foram prefeitos de grandes cidades, como Luiza Erundina, que foi prefeita da cidade de São Paulo e Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém (PA) por oito anos, na década de 90, fazendo gestões inovadoras e históricas em suas cidades.
27 – Precisamos de você para fazer um partido cada vez mais democrático, popular e com a cara do povo brasileiro.
28 – Para nós, a classe trabalhadora tem rosto: ela é majoritariamente feminina e negra. Debater opressões, portanto, é debater a questão econômica de classe e vice-versa. Uma coisa está ligada à outra.
29 – O PSOL é o partido da juventude brasileira. O principal público que procura o PSOL para se filiar são os jovens, que sabem que seus sonhos não cabem apenas nas urnas e querem lutar pelo seu futuro.
30 – Nosso partido mescla juventude com experiência. Vários de nossos militantes históricos, desde a fundação, combateram a ditadura militar no Brasil, como Plínio de Arruda Sampaio, Ivan Valente, Luiza Erundina, e vários outros.
31 – Nossa oposição não começou ontem. Fizemos oposição de esquerda aos governos petistas e sua conciliação de classes, mas fomos contra o golpe parlamentar. Agora estamos na linha de frente da oposição a Bolsonaro, assim como fizemos ao governo ilegítimo de Temer. Não há diálogo possível com fascista!

32 – Sabemos a importância de outro modelo de desenvolvimento para salvar o Meio Ambiente. O que queima a Amazônia e destrói o clima tem um nome: capitalismo.
33 – O PSOL sempre esteve presente nas lutas pela educação pública brasileira. A luta contra os cortes orçamentários, pela expansão do ensino público com qualidade, e ampliação do acesso e permanência nas escolas e universidades está no DNA do PSOL.

34 – A mulher tem direito de decidir o que fazer com seu próprio corpo. Esta é uma premissa da qual o PSOL nunca vai abrir mão. Pelo direito ao aborto livre, seguro e gratuito!
35 – O PSOL foi o partido com mais candidaturas de pessoas trans na última eleição. Foram mais de 20 candidatas às assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e ao Senado. Aqui LGBT tem voz!
36 – Sabemos que a “guerra às drogas” se concretiza em uma verdadeira guerra aos pobres. Descriminalização é a solução.
37 – Defender o SUS é urgente. Tentam te convencer que não é possível ter saúde pública, gratuita e de qualidade. Garantimos que sim, é possível!
38 – Para que os ricos paguem a conta da crise, o PSOL defende uma “revolução tributária”. Chega de só os pobres pagarem imposto nesse pais.

39 – Independência para fazer política. Não temos rabo preso com ninguém!
40 – “Quem paga a banda escolhe a música”. Mantemos nossa independência financeira para não atrelar nossa política a banqueiros, megaempresários, empreiteiros e outros que têm interesses contrários aos da maioria do povo.
41 – A luta pelos Direitos Humanos para nós é fundamental. Lutamos pelo direito de vida digna a todas e todos.
42 – “Tanta casa sem gente, tanta gente sem casa”. O PSOL é um dos principais aliados do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
43 – O PSOL está ao lado dos povos originários do Brasil e quilombolas há muito tempo. Sempre denunciamos que o modelo de desenvolvimento atual passa por cima de formas de vida, de comunidades e do Meio Ambiente. É necessário outro modelo.
44 – Para combater o latifúndio, lutar por uma reforma agrária popular. A luta por uma transformação no campo, que tantos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) encampa desde a década de 90, tem muito espaço no PSOL. Chega de latifúndio!
45 – Defendemos a agricultura familiar, livre de agrotóxicos. Chega de veneno na nossa comida!
46 – Não negociamos a soberania nacional brasileira. Diferente de Bolsonaro, que fala grosso com Emmanuel Macron, mas que cede a qualquer proposta do governo estadunidense de Donald Trump. Chega de viralatismo, o Brasil pode mais.

47 – Sabemos a importância de democratizar os meios de comunicação do país. Um dos principais motivos de termos chegado a tempos tão sombrios na sociedade brasileira é a falta de pluralidade nos meios de comunicação. O discurso uníssono que vem de televisões, rádios, jornais e grandes mídias controladas por poucas famílias brasileiras nos trouxeram até onde estamos.
48 – O PSOL tem um setorial nacional de pessoas com deficiência. Pauta política historicamente abandonada pela esquerda brasileira, esta luta também cabe no PSOL. No nosso projeto de país cabem definitivamente todas e todos!
49 – Lutamos por um modelo socialista, democrático e com liberdade para o Brasil. Não caia no papinho bolsonarista de que “é impossível existir socialismo com liberdade”. Só há socialismo se há bem comum, diversidade e democracia popular.

50 – A saída é coletiva! Organize-se!

Agora você pode se filiar com convicção. Clique aqui! Vamos entrar em contato com você para concretizar a filiação. Já se considere bem-vinda(o)!







































