Entre os dias 10 e 14 de julho, mais de dez mil estudantes de todo o Brasil se reúnem em Brasília para o 57º Congresso da União Nacional dos e das Estudantes (UNE). O CONUNE, como é conhecido, é o maior congresso estudantil da América Latina e será o principal fórum de oposição ao governo Bolsonaro de 2019.
De quarta até sexta-feira, o Congresso acontece com diversas mesas de debate espalhadas pelo campus da Universidade de Brasília (UnB), com a presença de diversos representantes do PSOL. O candidato à presidência pelo partido em 2018 e líder sem-teto, Guilherme Boulos, assim como os deputados Áurea Carolina, Marcelo Freixo, Sâmia Bomfim, David Miranda e Fernanda Melchionna estarão presentes falando para milhares de estudantes. O presidente do PSOL Juliano Medeiros, ex-diretor da UNE, também estará presente no Congresso. Veja a programação completa do CONUNE aqui.
No final de semana, entre sábado e domingo, os estudantes se reúnem no ginásio Nilson Nelson para os debates e votações das resoluções que nortearão a principal entidade estudantil do país no próximo período.
O congresso acontece em uma das semanas mais quentes politicamente do ano. A poucos quilômetros das atividades da UNE, o Congresso Nacional tenta aprovar uma reforma da previdência que limita o acesso a aposentadorias, pensões e outros direitos e benefícios para os mais pobres deste país. No dia 12 de julho, um grande ato dos estudantes acontecerá em frente ao Congresso Nacional para pressionar pela derrubada deste projeto nefasto.

