fbpx

Conheça as candidaturas do PSOL à Prefeitura nas 26 capitais brasileiras. Vamos semear esperança!

Foi dado o pontapé inicial do período de campanha eleitoral no último dia 27 de setembro e o PSOL apresenta seus candidatos e candidatas que vão semear esperança às cidades brasileiras nos quatro cantos do país. Serão mais de 40 dias de campanha que vão culminar no primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro. O segundo turno está marcado para acontecer no dia 29 de novembro.

O PSOL terá candidatura própria às Prefeituras de 23 das 26 capitais brasileiras. Nas outras três capitais, ocupará o posto de vice em chapas de esquerda e comprometidas com outro modelo de cidade. As candidaturas do PSOL serão trincheiras na luta pela defesa da democracia, da ciência, do combate sério à pandemia, da defesa da vida, dos direitos sociais e do combate aos privilégios. Defenderemos cidades para todas e todos, e não para uma minoria que manda e desmanda nas cidades brasileiras há tanto tempo.

Em Belém, capital do Pará, por exemplo, o deputado federal do PSOL Edmilson Rodrigues lidera todas as pesquisas eleitorais e encabeça uma frente ampla de oposição para concorrer à Prefeitura, da qual já esteve a frente entre 1997 e 2004. Outra experiência exitosa de construção de uma ampla frente progressista aconteceu em Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde o Professor Elson (PSOL) encabeça a frente democrática composta por 6 partidos progressistas para derrotar o bolsonarismo na cidade.

O PSOL vem ganhando destaque também nas eleições de São Paulo, com Guilherme Boulos e a ex-prefeita Luiza Erundina aparecendo com quase 10% nas pesquisas eleitorais e sendo a alternativa de esquerda para virar o jogo na maior capital do país. No Rio de Janeiro, a chapa do PSOL será composta pela deputada estadual Renata Souza, mulher negra e cria da favela, ao lado de Íbis Pereira, coronel reformado da Polícia Militar, em uma chapa que mostra que direitos humanos e segurança pública podem caminhar juntos.

Em Belo Horizonte, a deputada federal Áurea Carolina (PSOL) é candidata a prefeita da capital mineira, com o líder de ocupações urbanas e presidente nacional da Unidade Popular (UP) como vice, em uma chapa para colocar BH em Movimento. Já em Porto Alegre, a deputada federal Fernanda Melchionna se une ao ex-árbitro de futebol, Márcio Chagas, para concorrer à Prefeitura.

Confira abaixo as candidaturas do PSOL à Prefeitura de cada capital brasileira nas eleições de 2020:
NORTE

BELÉM (PA) – O ex-prefeito e atual deputado federal pelo PSOL, Edmilson Rodrigues, encampa uma das mais exitosas experiências de unidade democrática para derrotar o atraso do país. Concorre à Prefeitura ao lado do vice Edilson Moura (PT), encabeçando a coligação Belém de Novas Ideias, que conta, além do PSOL, com PT, PCdoB, PDT, Rede e UP. Lidera todas as pesquisas eleitorais até agora e pode devolver esperança ao povo de Belém. Já foi prefeito da cidade entre 1997 e 2004, também foi deputado estadual por três mandatos e está em seu segundo mandato de deputado federal pelo PSOL.

 

MACAPÁ (AP) – Na capital do Amapá, o PSOL apresenta o deputado estadual Paulo Lemos como candidato à Prefeitura em 2020. O professor e advogado de 49 anos terá como vice a jovem Lorena Quintas, do PCdoB, na coligação Macapá para Todos Nós, composta pelos dois partidos. Paulo Lemos foi eleito deputado estadual em 2014 e reeleito em 2018 com mais de 5 mil votos. Atualmente é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado.

 

 

PALMAS (TO)Professor Bazzoli, professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), é o candidato do PSOL à Prefeitura da capital do Tocantins. Formado em Economia e Direito, vive em Palmas há mais de 20 anos e em 2014 concluiu seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. O plano de governo, chamado de Plano Participativo “Construindo a Cidadania Viva em Palmas”, pode ser acessado aqui. A candidata a vice será Lucia Viana, presidente metropolitana do PSOL de Palmas.

 

 

 

BOA VISTA (RR) – Na capital mais ao norte do país, o PSOL terá Fábio Almeida como candidato à Prefeitura. Fábio tem 45 anos e é historiador formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Em 2005, trabalhou como secretário de saúde do município do Cantá. Foi superintende da Funasa no estado entre os anos de 2014 e 2015. Essa é a primeira vez que se candidata à prefeitura de Boa Vista. A candidata a vice será a microempreendora Thiana Tataira, de 30 anos.

 

 

 

PORTO VELHO (RO) – Em Porto Velho, o PSOL terá Pimenta de Rondônia como candidato a prefeito. Comerciante há 25 anos, vive em Porto Velho desde os quatro anos de idade. Nas últimas eleições, concorreu ao cargo de governador de Rondônia pelo partido. O candidato a vice será Pastor Raimundo, também do PSOL.

 

 

 

RIO BRANCO (AC) – Na capital do Acre, o PSOL terá Cláudio Ezequiel como candidato a vice-prefeito na coligação Rio Branco Mais Feliz, composta por PT e PSOL. Cláudio é professor, mestre em Serviços Públicos e Políticas Sociais pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Você pode conhecer mais sobre Cláudio Ezequiel neste vídeo. A cabeça de chapa terá o advogado e deputado estadual do PT, Daniel Zen, que já foi secretário de Cultura, secretário de Educação, além de ter sido relator do Plano Estadual de Educação, presidente da Comissão de Educação e autor da Nova Lei de Gestão Democrática das Escolas Pública.

 

MANAUS (AM)Marklize Siqueira representará o PSOL na chapa Manaus Pela Vida, Pelos Pobres e concorrerá ao cargo de vice-prefeita, ao lado de Zé Ricardo (PT), candidato a prefeito que foi o deputado federal mais votado do Amazonas nas eleições de 2018. A coligação conta, além de PT e PSOL, com PCB e Rede. Marklize é negra, afroameríndia e feminista. Socióloga, é atuante nos movimentos feminista e indígena. Nascida em Parintins, aos 19 anos trabalhou como cobradora de ônibus e sempre dividiu sua vida entre militância social e estudo. Estudou em escola pública e cursou o ensino superior na Universidade Federal do Amazonas.

 

NORDESTE

 

SALVADOR (BA)Hilton Coelho quer fazer de Salvador a capital da resistência e será o candidato do PSOL à Prefeitura. Historiador e natural de Salvador, Hilton está em seu primeiro mandato de deputado estadual, eleito em 2018 com mais de 35 mil votos. Antes, foi vereador de Salvador entre 2013 e 2018. Terá como vice a pedagoga Rosana Almeida, mulher preta, periférica e evangélica. Ela também é coordenadora do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM). A coligação Capital da Resistência conta, além do PSOL, com PCB e UP.

 

 

FORTALEZA (CE) – Na capital cearense, o PSOL terá como candidato o deputado estadual Renato Roseno, eleito em 2018 com mais de 74 mil votos. Formado em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), atua desde muito cedo junto com os movimentos sociais contra a injustiça e as desigualdades de classe, gênero, geração, etnia ou orientação sexual. A candidata a vice da chapa Organizar a Luta e a Esperança será Raquel Lima, do PCB. Ex-moradora e liderança do Alto da Paz, Raquel viu a remoção de 340 famílias na gestão do atual prefeito Roberto Cláudio, em 2014.

 

 

ARACAJU (SE) – Em Aracaju, o PSOL apresenta a candidatura de Alexis Pedrão para concorrer à Prefeitura da capital sergipana. Ele tem 34 anos e é professor de Direito, formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Alexis participou do movimento estudantil da UFS e do Movimento Não Pago, teve passagem pelo movimento sindical e atua também no movimento negro sergipano. A candidata a vice será Carol Quintiliano, também advogada formada pela UFS e pós-graduada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é integrante da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/SE e também da Comissão de Direito Socioambiental da OAB/SE. Militante da causa animal e ambiental, ela faz parte do Setorial Nacional Ecossocialista do PSOL.

 

 

JOÃO PESSOA (PB) – Na capital paraibana, o candidato à Prefeitura é o jovem Ítalo Guedes, de 28 anos. Ítalo é psicólogo e faz doutorado em Psicologia Social. Trabalha com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Atua nas pautas de Juventude, Segurança Pública e Direitos Humanos. Seu vice será o professor e historiador Marcio Roberto Carvalho. Atualmente, Marcio Roberto faz mestrado em Ciências das Religiões e bacharelado em Administração Pública na UFPB. É membro do Movimento Negro Evangélico e do Movimento Evangélicos pelo Estado Democrático de Direito.

 

SÃO LUÍS (MA) – Na capital maranhense, o Professor Franklin Douglas é o candidato do PSOL à Prefeitura. Com 47 anos, é formado em Comunicação, Direito, além de ser mestre e doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Franklin tem como uma de suas propostas a criação de um conselho para repensar a educação municipal em São Luís e destinar 30% do orçamento público para o setor. O vice na chapa psolista será José Ribamar Arouche, que tem 68 anos e é um dos fundadores do partido na cidade e que vive em João Pessoa desde os 16 anos de idade.

NATAL (RN) – Na capital potiguar, o PSOL lançou a primeira candidatura coletiva à Prefeitura da história da cidade. Baseada na experiência de mandatos coletivos eleitos pelo partido nas eleições de 2018, a Coletiva do SOL representará o PSOL. A chapa é formada por Nevinha Valentim, Danniel Morais, Liliana Lincka e Sol Victor. Como a legislação eleitoral não prevê este formato, na urna constará o nome de Nevinha Valentim, historiadora e bancária aposentada, e o de Danniel Morais, estudante de Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Liliana Lincka é graduada em Filosofia e Letras-Português pela UFRN e mestre em Filosofia pela UFPB. Sol Victor é formada em Ciências Sociais e mestranda em Ciências Políticas pela UFRN.

MACEIÓ (AL) – Em Maceió, o PSOL será representado pela ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, para concorrer à Prefeitura. Além de reitora da universidade entre 2016 e 2020, Valéria foi diretora da Faculdade de Serviço Social da UFAL, é coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão de Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais e professora no curso de graduação de serviço social e no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social. Também é uma das coordenadoras da Frente Nacional em defesa do SUS. O candidato a vice será o líder comunitário Igor Silva, também do PSOL, na chapa Uma Alternativa Popular para Maceió, que conta, além do PSOL, com o PCB.

TERESINA (PI)Lucineide Barros é a candidata do PSOL à Prefeitura de Teresina, capital do Piauí. Ela é professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e atua em movimentos de defesa da Educação e contra o feminicídio. A professora tem mestrado em Educação, com estudo sobre a participação de lideranças de bairros no orçamento popular de Teresina e doutorado sobre a política de educação do campo. Nos anos 1990, a professora foi dirigente da Associação de Moradores do bairro Buenos Aires e foi presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC/PI). A também professora Cyntia Falcão (PSOL) é a candidata a vice-prefeita.

RECIFE (PE) – Na capital de Pernambuco, o PSOL terá o advogado João Arnaldo como candidato a vice-prefeito na chapa “Recife, Cidade da Gente”, que será encabeçada pela deputada federal Marília Arraes (PT). Nascido em Salgueiro, João Arnaldo é ex-superintendente do Ibama em Pernambuco e é visto como nome experiente na gestão pública. O programa de governo apresentado pela candidatura deixa explícito seu compromisso com a transformação de Recife:  uma alternativa “progressista, democrática e popular” à capital pernambucana.

CENTRO-OESTE

CAMPO GRANDE (MS) – Na capital do Mato Grosso do Sul, o PSOL apresenta Cris Duarte como candidata à Prefeitura nestas eleições. Ela tem 45 anos é filha de nordestinos, nascida e criada com seu único irmão na periferia de Campo Grande. Graduada em psicologia, mas durante vários anos foi professora na rede estadual de ensino. Há 12 anos milita na defesa dos Direitos Humanos com foco na defesa dos Direitos das mulheres e população LGBT. É a presidenta do PSOL em Campo Grande. Terá como vice, na chapa 100% feminista, Val Eloy (PSOL), mulher Terena, proveniente da Aldeia Ipegue no município de Aquidauana e fundadora da Aldeia Urbana Tumuné Kalivono.

 

GOIÂNIA (GO) – A professora e mestre em Educação Manu Jacob é a candidata do PSOL à Prefeitura de Goiânia. feminista negra, professora da rede pública há 15 anos e mãe solo, ela tem 34 anos e defenderá na campanha as bandeiras da educação, saúde e segurança gratuitas, públicas e de qualidade, além da valorização da vida acima dos lucros. Manu mora no Jardim do Cerrado VII, na região oeste de Goiânia, a 1h30 do Centro da cidade de ônibus. O vice na chapa também é do PSOL, o  arquiteto e urbanista Luis Felipe Aguiar.

 

CUIABÁ (MT) – Na capital mato-grossense, o PSOL lançou o servidor público Gilberto Lopes como candidato a prefeito. Gilberto ocupa cargo de administrador na Secretaria de Estado de Saúde (SES) e sua campanha terá foco no Sistema Único de Saúde (SUS), com fortalecimento da rede básica. Natural de Tesouro (379 km ao sul de Cuiabá), Giberto Lopes é formado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Gestão e Saúde Pública e Gestão de Pessoas, também pela federal do estado. A ex-servidora pública Itei Daltro é a candidata a vice-prefeita na chapa do PSOL.

SUDESTE

 

SÃO PAULO (SP) – O PSOL uniu juventude e experiência na chapa que vai concorrer à Prefeitura na maior capital do país. Guilherme Boulos é candidato a prefeito, com a deputada federal Luiza Erundina ocupando o posto de vice, ambos do PSOL. Boulos é coordenador nacional do MTST e foi o candidato do PSOL à Presidência da República nas eleições de 2018. Erundina, por sua vez, já foi prefeita da cidade entre 1989 e 1992, em uma gestão que ficou marcada por ampliação de direitos e participação popular. A coligação Pra Virar o Jogo conta, além do PSOL, com PCB e UP.

 

 

RIO DE JANEIRO (RJ)Renata Souza será a candidata do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro. Mulher negra, criada no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, foi chefe de gabinete de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada em 2018. Renata já trabalhou também com Marcelo Freixo, quando ele era deputado estadual. Recentemente, apresentou um pedido de impeachment do atual prefeito Marcelo Crivella que foi rejeitado por apenas dois votos na Câmara do Rio. Seu vice será Íbis Pereira, coronel reformado da PM e filiado ao PSOL, um reconhecido defensor dos direitos humanos, de uma profunda mudança no Polícia Militar do RJ e da luta antirracista. A coligação Um Rio de Esperança, além do PSOL, conta também com PCB e UP.

BELO HORIZONTE (MG) – Na capital mineira, o PSOL terá a deputada federal Áurea Carolina como candidata à Prefeitura de Belo Horizonte. Cientista social e educadora popular, Áurea tem 37 anos, é especialista em gênero e igualdade e mestre em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi eleita a vereadora mais votada de Belo Horizonte em 2016 e foi a mulher mais votada em Minas Gerais para deputada federal em 2018. Seu vice será Léo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), representando a Frente de Esquerda – BH em Movimento, que além de PSOL e UP, conta também com o PCB.

VITÓRIA (ES) – Em Vitória, o PSOL terá Gilbertinho Campos como candidato a prefeito. Historiador, Gilbertinho é uma das lideranças do movimento negro do Espírito Santo, ativista do Instituto Elimu e coordenador nacional do Círculo Palmarino, dois importantes núcleos do movimento negro no estado. Entre as suas principais propostas estão melhorias na educação pública, ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a desmilitarização da polícia. A candidata a vice na chapa do PSOL será Munah Malek (PSOL), socióloga de 32 anos, com mestrado em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e que destaca que pretende ver Vitória como uma cidade negra e feminista.

SUL

PORTO ALEGRE (RS) – A deputada federal Fernanda Melchionna é a candidata do PSOL à Prefeitura de Porto Alegre. Natural de Alegrete (RS), formou-se em biblioteconomia pela UFRGS e é bancária licenciada do Banrisul. Na Câmara dos Deputados, é membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família e do Parlamento do Mercosul e também Presidente da subcomissão de seguridade social da mulher. Foi eleita em 2018 com 114.302 votos. Terá como vice na chapa o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas (PSOL). Ele tem 44 anos e atuou como árbitro de futebol durante 15 anos. Nesse período, foi alvo de repetidos atos de racismo em campo e fora dele, o que o encorajou a tratar do tema da discriminação com centralidade. A coligação Porto Alegre Pede Coragem tem também PCB e UP.

FLORIANÓPOLIS (SC) – O professor Elson Pereira é o candidato do PSOL à Prefeitura de Florianópolis e representa uma ampla frente progressista de oposição nestas eleições de 2020. A Frente Democrática por Floripa conta, além do PSOL, com PT, PSB, UP, PCdoB e PDT. Natural de Florianópolis, Elson tem 57 anos, é professor de planejamento urbano na graduação e leciona na pós-graduação de geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Se candidatou por duas vezes à Prefeitura de Florianópolis, obtendo 51.106 votos, ou 20,60% dos votos válidos no último pleito, ficando em terceiro lugar. Seu vice é Lino Peres, vereador do PT e um dos líderes da luta antirracista em Florianópolis.

CURITIBA (PR) – A primeira candidata trans da história a concorrer à Prefeitura de Curitiba é do PSOL. É a psicanalista, economista e socióloga Letícia Lanz, de 69 anos. Ela nasceu em Belo Horizonte e vive em Curitiba há 25 anos. É casada com a mãe de seus três filhos há 43 anos, e tem cinco netos. É especialista em gênero e sexualidade pela UERJ e mestre em sociologia pela UFPR. Ela terá como vice na chapa a advogada Giana de Marco, também filiada ao PSOL.

 

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas