fbpx

Coronel Íbis Souza Pereira, da Polícia Militar, será vice na chapa do PSOL à Prefeitura do Rio

O Diretório Municipal do PSOL Rio de Janeiro decidiu nesta quinta-feira (3) que Íbis Souza Pereira, Coronel da Polícia Militar e ex-comandante-geral da PM do Rio, será o candidato a vice-prefeito pelo partido na chapa que será encabeçada pela deputada estadual Renata Souza.

Segurança pública é considerada um dos principais pontos de preocupação do povo carioca, e a indicação do Coronel Íbis à chapa do PSOL como vice-prefeito é uma sinalização importante de que policiamento e Direitos Humanos podem caminhar juntos.

“O ideal seria fazer com que o policial se reconheça como trabalhador. Aí está um dever de casa para nós. Precisamos encontrar um discurso que reconheça o lugar da polícia, o policial como um sujeito de direitos, como vitimizador, sim, mas também como vítima deste processo”, afirmou certa vez em entrevista o Coronel Íbis. “É uma situação perversa a do policial: reproduzir essa violência de classe e ser vítima dela”, conclui.

O coronel terá como parceira na chapa do PSOL nas eleições de 2020 a deputada estadual Renata Souza, jornalista e doutora em Comunicação e Cultura. Ela é nascida e criada no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a parlamentar preside a Comissão de Direitos Humanos da Casa. Ela atuou como chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco, assassinada brutalmente em 2018 em um crime político ainda sem solução.

“A solidariedade que sempre me foi ensinada na favela deve ser lanterna no caminho que trilharemos, principalmente pós-pandemia. É preciso ousadia para recuperar a cidade e torná-la espaço de bem-estar para todas e todos”, afirmou Renata quando o Diretório Municipal do partido definiu seu nome como candidata à Prefeitura do Rio.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
1,976SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas