A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi oficialmente escolhida nesta quinta-feira (25) como pré-candidata ao Senado em São Paulo representando a Federação PSOL-Rede na chapa do presidente Lula.
O anúncio foi realizado no começo desta tarde pelo pré-candidato ao governo de SP Fernando Haddad (PT), que escolheu Márcio França como seu vice, além de Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB) como pré-candidatas ao Senado no time do presidente Lula para as eleições de 2026.
O PSOL atuou firmemente nos últimos meses para garantir a unidade do campo progressista em São Paulo para as eleições deste ano, que serão decisivas no enfrentamento à extrema-direita. As negociações e articulações políticas para garantir a representação da Federação PSOL-Rede na chapa progressista em São Paulo foram encabeçadas no PSOL pela presidenta nacional Paula Coradi e pelo presidente nacional da federação, Juliano Medeiros.
O partido sempre defendeu o nome de Marina Silva para concorrer ao Senado por entender que a ex-ministra e deputada federal é quem mais tem condições de derrotar os bolsonaristas na disputa. Sua trajetória de luta incansável em defesa do meio ambiente e seu comprometimento com as causas socioambientais no Brasil a qualificam para realizar um mandato no Senado que irá representar muito do que há de melhor na política paulista.

