Na noite da última terça-feira (2), o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) falou pessoalmente a Sérgio Moro o que muitos brasileiros queriam dizer: “Você é um juiz ladrão!”. Isso aconteceu durante a visita do ministro da Justiça do governo Bolsonaro à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para explicar as suas mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil em uma sequência de reportagens apelidada de #VazaJato.
A sessão teve de ser encerrada logo em sequência porque os parlamentares do partido do governo (PSL) e aliados tumultuaram o plenário após a colocação de Glauber Braga para Sérgio Moro. Nesta quarta (3) o PSL anunciou que entrará com uma representação na Comissão de Ética na Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do parlamentar do PSOL por uma suposta quebra de decoro durante a fala. Glauber também tem recebido diversas ameaças nas redes sociais por sua fala confrontando o ex-juiz da Operação Lava Jato.
#JuizLadrao @Glauber_Braga 👊 pic.twitter.com/G9UgBPeuK8
— PSOL 50 (@psol50) July 3, 2019
O deputado do PSOL lançou na mesma tarde uma nota reafirmando que não retira uma palavra do que foi dito na audiência com Moro e que não aceitará tentativas de intimidação. Leia a nota na íntegra:
“Hoje pela manhã, grupos de extrema-direita começaram a espalhar notícias falsas depois do que eu disse ontem para o Moro. Ataques a minha família, mentiras sobre uma suposta evolução patrimonial ilegal, ameaças de me levar ao conselho de ética e de me processar. Não vão me intimidar! Reafirmo tudo o que eu disse: Sérgio Moro é um juiz LADRÃO! E faço um desafio: que quebrem o sigilo bancário, fiscal e telefônico meu e de Moro. Eu tenho certeza que eu ficarei de pé e ele cairá! Digo mais: se de maneira completamente indevida me levarem ao conselho de ética utilizarei todos os meios de prova, incluindo as oito testemunhas possíveis, para demonstrar naquele espaço que Sérgio Moro é um juiz que se corrompeu, um juiz LADRÃO!”
Glauber Braga – Deputado Federal
Acordei com algumas ameaças de deputados bolsonaristas dizendo que vão me processar, entrar no conselho de ética…
Fiz um vídeo me manifestando sobre o assunto e dizendo o que vou fazer! pic.twitter.com/JkqvAk0lAr— Glauber Braga (@Glauber_Braga) July 3, 2019
A solidariedade a Glauber Braga tomou as redes sociais depois do anúncio de perseguição do partido do governo:
Eu tenho um baita orgulho de ter o @Glauber_Braga como amigo, como companheiro de partido e deputado federal do PSOL. https://t.co/gh8AWchMF5
— Juliano Medeiros (@julianopsol) July 3, 2019
Força, @Glauber_Braga ! Seu mandato valoriza a política sendo justo e corajoso.
Ñ estamos no Congresso Nacional para a covardia diante desses fascistas. https://t.co/4vE0souEKZ— Maria do Rosário (@mariadorosario) July 3, 2019
Moro diz que @Glauber_Braga é despreparado. Só porque lhe disse a verdade, doutor? E, devo dizer ao senhor, que gosta tanto de prêmios, que o júri ESPECIALIZADO do Prêmio @congemfoco considerou Glauber o destaque parlamentar de 2018.
— Bohn Gass (@BohnGass) July 3, 2019
Lembro-me bem da última vez que o deputado @Glauber_Braga causou polêmica e comoção na Câmera com suas palavras fortes. Acho que todos podem concordar que ele também estava correto então: pic.twitter.com/ATaLyEup1V
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) July 3, 2019
No mesmo dia, o Glauber (@Glauber_Braga) chamou Moro de "juiz ladrão" e o Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) se referiu ao 03 como "bandido" e "miliciano".
Comentários com Selo Lado B! 👍🏾
Perfeita a guerra de narrativa. A gente defende bandido, mas o enquadra pelo adjetivo certo.
— Lado B do Rio (de 🏠) (@LadoBdoRio) July 3, 2019
https://twitter.com/delucca/status/1146233562846416896

