A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionou o Ministério Público Federal na última terça-feira (24) para que a instituição exija a revogação da portaria da Capes do último dia 9 de março, em que o governo federal limitou de forma drástica a concessão de bolsas e tome todas as medidas cabíveis para que o governo Bolsonaro seja obrigado a seguir as recomendações.
O ofício do PSOL foi destinado à Subprocuradora-Geral da República, Débora Duprat. As alterações promovidas pela Capes podem prejudicar praticamente 100% de novas turmas de bolsistas de pós-graduação, principalmente de universidades do Norte e do Nordeste.
“Nesse momento de crise gerada pela pandemia causada pela covid-19 (…) o enfrentamento demanda o fortalecimento da nossa capacidade de produção científica e tecnológica, comprovando a importância do investimento em ciência e tecnologia, para que a sociedade possa enfrentar desafios como H1N1, coronavírus, derramamento de óleos na costa brasileira, entre outros”, afirmou em nota o Foprop (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação).
O mundo inteiro se desdobra para descobrir vacinas e tratamentos para lidar com a pandemia de coronavírus. O que o Brasil faz?
Corta bolsas de pesquisa da Capes, o que vai prejudicar pesquisas, principalmente, no Norte e Nordeste.
Bolsonaro e Weintraub atrapalham o Brasil.
— PSOL 50 (@psol50) March 20, 2020


