fbpx

Sâmia Bomfim (PSOL) será relatora da Política Nacional do Cuidado em grupo de trabalho na Câmara

A deputada federal do PSOL Sâmia Bomfim será a relatora do grupo de trabalho criado na Câmara dos Deputados para elaborar a Política Nacional do Cuidado. A ideia é que a iniciativa concentre uma série de propostas a serem implementadas para reconhecer atividades consideradas “invisíveis”, como afazeres domésticos e assistência a familiares, que são normalmente realizados por mulheres.

Serão discutidas diversas medidas para auxiliar essa população feminina, que não costuma ser remunerada por esse trabalho, e também as pessoas que são cuidadas por elas, como crianças e idosos.

O grupo de parlamentares fará um compilado de projetos que já estão tramitando na Casa, além de elaborar um marco legal sobre o tema. A previsão é de que em maio já seja apresentada uma agenda legislativa.

“Estou muito honrada de poder ser a relatora dessa que é uma política inédita, mas imprescindível para debater desigualdades de gênero. Há uma série de desdobramentos e de frentes de atuação, como questões previdenciárias, maternidade, envelhecimento da população”, disse Sâmia Bomfim.

O colegiado será conduzido pela Secretaria da Mulher na Casa, com colaboração do Executivo. O governo também criou um grupo de trabalho interministerial, com representantes dos ministérios da Mulher, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas