fbpx

Cozinhas solidárias do MTST combatem a fome nas periferias em plena pandemia

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) lançou nesta semana o projeto Cozinhas Solidárias, que retoma a solidariedade diante da fome que voltou a assolar milhões de brasileiros nestes tempos de pandemia. A proposta do MTST é lançar uma unidade por semana e inaugurar 16 cozinhas comunitárias em 10 estados brasileiros (AL, CE, GO, MG, PE, RJ, RO, RS, SE, SP), além do Distrito Federal, até o final do próximo mês.

No último sábado (13), a primeira unidade foi inaugurada no Jardim Damasceno, bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo (SP). O evento contou com a participação de Guilherme Boulos, militante do PSOL e do MTST que foi candidato à Prefeitura da capital paulista em 2020, e da renomada chef de cozinha Paola Carosella, ex-apresentadora do programa MasterChef.

Nesta quarta-feira (17), foi a vez da Cozinha Solidária ser inaugurada no Conjunto Professor Paulo Bandeira, em Maceió, capital de Alagoas, no Nordeste brasileiro. A cozinha vai funcionar de terça a domingo, distribuindo 100 marmitas diariamente. A manutenção das cozinhas será feita com recursos das doações feitas por meio da página de financiamento coletivo da campanha.

“Além da distribuição de refeições completas e balanceadas, o projeto dialoga e abraça, diretamente, uma importante iniciativa: o cultivo de hortas urbanas comunitárias nas periferias, que fornecerão alimentos para as cozinhas solidárias e, sempre que possível, para doação às comunidades próximas”, aponta também o MTST.

“Solidariedade num momento como esse é a diferença entre as pessoas poderem comer ou não. Num momento de tanto desprezo pela vida, de baixa empatia, a solidariedade salva. Não é o suficiente para resolver a fome, mas é o que podemos fazer, uma semente”, afirmou Guilherme Boulos sobre o projeto.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,008SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas