fbpx

PSOL confirma federação partidária com a Rede Sustentabilidade

O Diretório Nacional do PSOL, reunido virtualmente na noite desta segunda-feira (18), ratificou a decisão de formar uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade para as eleições de 2022 e para os próximos quatro anos.

Leia mais: Conheça os principais pontos programáticos que unem PSOL e Rede na federação

A Executiva Nacional do partido já havia indicado a aprovação da federação em reunião no último dia 30 de março, mas concedeu ao Diretório Nacional do partido a decisão soberana sobre a federação.

A federação partidária é uma das principais novidades do sistema político brasileiro para as eleições de 2022. Implementada através da Lei 14.208, de 28 de setembro de 2021, ela permite a união de dois ou mais partidos com estatuto e pontos programáticos comuns registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com duração mínima de quatro anos, mas que garante a autonomia partidária das legendas envolvidas na federação.

Leia mais: Saiba como funciona a federação partidária

A Rede já havia aprovado o processo de federação partidária com o PSOL, por unanimidade, no último dia 12 de março.

A federação surgiu como um instrumento para que partidos ideológicos possam buscar ultrapassar conjuntamente a antidemocrática cláusula de barreira.

A federação entre PSOL e Rede aprovará uma resolução sobre política de alianças que deve ser aplicada em todos os estados, vetando partidos que compõem a base de apoio ao governo Bolsonaro e governos declaradamente de direita.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,023SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas