fbpx

Por um parlamento democrático, popular e transparente: conheça candidatura de Chico Alencar à Presidência da Câmara

Nesta quarta-feira (1), quando toma posse a nova legislatura do Congresso Nacional, acontece também a eleição da Presidência da Câmara dos Deputados e de sua Mesa Diretora.

O PSOL apresenta a candidatura de Chico Alencar, para se contrapor à hegemonia do Centrão representada pela tentativa de reeleição de Arthur Lira. Queremos que o programa eleito nas urnas em outubro, com a vitória de Lula, seja implementado de forma prioritária no parlamento brasileiro.

“Uma candidatura avassaladora, quase única, que representa o Centrão, não pode caminhar sozinha”, disse Chico Alencar recentemente em entrevista à CartaCapital.

“É muito ruim inclusive para o próprio governo Lula que o Lira venha a ter 400 ou 500 votos, pois ele vai virar uma espécie de co-presidente“, analisa.

“A nossa candidatura expressa uma parcela da sociedade que quer se ver representada também na Câmara dos Deputados”, concluiu Chico.

Leia abaixo alguns dos principais pontos programáticos da candidatura de Chico Alencar à Presidência da Câmara dos Deputados:

  • SEM ANISTIA: INVESTIGAÇÃO E PUNIÇÃO AOS GOLPISTAS

Queremos processo, extradição e prisão de Jair Bolsonaro e uma CPI para investigar organizadores e financiadores do movimento golpista que culminou com a invasão violenta e destruição das sedes dos Três Poderes em Brasília. Defender o governo democraticamente eleito de Lula contra os golpistas e reconstruir o país é nossa tarefa!

  • NÃO AO ORÇAMENTO SECRETO: O ORÇAMENTO DEVE SER PÚBLICO E DEMOCRÁTICO!

Arthur Lira e Jair Bolsonaro comandaram o maior escândalo de corrupção do país. O fim do orçamento secreto é um importante passo para pensarmos em novos padrões de governabilidade no Brasil. Queremos um orçamento participativo e dialogado com o povo!

  • REVOGAR O TETO DE GASTOS E TAXAR GRANDES FORTUNAS

Não haverá democracia plena, com investimento em direitos sociais e ciência, enquanto houver teto de gastos. Queremos impulsionar a geração de renda, combater a pobreza, dinamizar a economia, estimular o consumo, produzir investimentos e abrir novos postos de trabalho.

  • COMBATER A FOME E A MISÉRIA É NOSSA PRIORIDADE

A radicalização do ajuste fiscal implementado por Bolsonaro e Paulo Guedes, com o apoio de Arthur Lira, teve como consequência direta levar o Brasil de volta ao mapa da fome. É preciso que iniciativas dos movimentos sociais, como as Cozinhas Solidárias, sejam transformadas em políticas públicas.

  • EM DEFESA DA AMAZÔNIA, DE NOSSAS FLORESTAS E DO BEM VIVER

Interromper a destruição desenfreada do meio ambiente e promover uma reforma agrária agroecológica e da agricultura familiar, garantindo um país livre de agrotóxicos, a soberania e a segurança alimentar da população, é uma tarefa prioritária do nosso tempo.

  • VIVA A LUTA DAS MULHERES, NEGROS, NEGRAS E LGBTQIA+

Pautaremos e apoiaremos projetos que combatam todas as formas de violência contra mulheres, em defesa da juventude e que garantam a cidadania, a identidade e os direitos de todas as pessoas e famílias. Ampliar a participação dessas pessoas na política também precisa ser prioridade.

  • CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES E EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Queremos a suspensão da agenda política de privatizações e concessões, com proteção e fortalecimento dos bancos públicos, incluindo o BNDES. A defesa do SUS, da educação pública e da pesquisa precisam estar entre as prioridades, assim como a mudança da política de preços da Petrobras.

  • MENOS ARMAS, MAIS CULTURA

É preciso revogar todas as normativas armamentistas da gestão Bolsonaro. Vamos impedir qualquer retrocesso legislativo no controle das armas e munições e promover uma agenda que desenvolva o setor cultural no país, como o que foi feito com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc I e II.

  • JUSTIÇA POR MARIELLE FRANCO

Os assassinatos de Marielle e Anderson, que chocaram o Brasil e o mundo, representam um grave atentado ao direito à vida e à democracia. Precisamos acabar com a violência política no nosso país! A luta contra a violência política de gênero e raça deve ser prioridade da Câmara dos Deputados e Deputadas.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,023SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas