fbpx

PSOL entra na Justiça contra violência policial nas manifestações

O PSOL São Paulo entrou nesta quinta-feira (14) com uma representação na Justiça contra a violência policial nas manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público. Assinam a peça o presidente estadual do partido, Juninho, a presidenta municipal, Michele Vieira, os mandatos dos vereadores Toninho Vespoli (São Paulo) e Paulo Bufalo (Campinas) e dos deputados Ivan Valente, Carlos Giannazi e Raul Marcelo.

A ação pede ao Ministério Público estadual que investigue os abusos cometidos pela Polícia Militar na manifestação ocorrida na última terça-feira (12), quando a dura repressão veio antes mesmo do ato começar. A PM trancou todas as saídas da concentração do ato, na Avenida Paulista, e disparou bombas contra os cerca de cinco mil ativistas que estavam nela.

Leia mais: A barbárie policial em São Paulo.

Além disso, a peça pede que o MP garanta o direito à livre manifestação e previna outros atos de violência da polícia. Na terça, o secretário de segurança pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, afirmou que a tática usada na manifestação será mantida e que, pior, a partir de agora a polícia vai definir o trajeto dos atos, ferindo diretamente o direito dos manifestantes.

Leia mais: PSOL SP repudia violência policial em atos contra a tarifa

Para o presidente do PSOL SP, Juninho, as manifestações que questionam o aumento abusivo da tarifa são legítimas. “Os governantes optam pelo caminho mais fácil que é o de garantir o aumento dos lucros das empresas em detrimento da qualidade do transporte e da livre circulação das pessoas pelos centros urbanos. O transporte público, a mobilidade urbana, deve ser visto como um direito e não apenas como meio de transportar as pessoas para o trabalho”, afirma.

“O que assistimos na última terça-feira foi um massacre orquestrado pelo secretário de segurança pública, atingindo brutalmente manifestantes e não manifestantes. Uma ação desproporcional de intolerância e de estado de exceção”, diz. “O PSOL repudia essa ação e por isso acionou o MP para que inquérito seja aberto e que sejam tomadas medidas cabíveis”.

Clique aqui e leia na íntegra a representação do PSOL.

Assista abaixo o vídeo gravado por Juninho e pelo vereador Toninho Vespoli no Ministério Público, logo após protocolarem a representação:

TONINHO VESPOLI E OUTROS PARLAMENTARES DO PSOL PEDEM QUE MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGUE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NA…

Publicado por Toninho Vespoli em Quinta, 14 de janeiro de 2016

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,017SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas