fbpx

8º CONGRESSO NACIONAL DO PSOL | Conheça todas as resoluções aprovadas

O 8º Congresso Nacional do PSOL, além de eleger Paula Coradi como a nova presidenta nacional do partido, aprovou ao longo do último final de semana uma série de resoluções que nortearão a política do PSOL nos próximos anos.

Leia mais sobre as resoluções aprovadas clicando nos links abaixo:

CONJUNTURA INTERNACIONAL

A primeira a ser aprovada foi a resolução que tratou da conjuntura política internacional e reafirmou a centralidade da luta contra a extrema-direita a nível global, assim como ao capitalismo neoliberal que destrói direitos em todo o mundo.

Outro ponto fundamental levantado pela resolução é a importância da integração entre partidos e movimentos socialistas que tenham como propósito atualizar a agenda das esquerdas em nível internacional.

CONJUNTURA NACIONAL

Em seguida, foi aprovada a resolução de conjuntura nacional, que também avaliou como central para o partido o enfrentamento à extrema-direita no Brasil. O documento também aponta que o melhor combate ao bolsonarismo é estimular a permanente mobilização social em favor do programa eleito nas urnas em 2022.

A resolução celebra os acertos políticos do partido no último período, como o apoio a Lula desde o primeiro turno a partir de um diálogo franco através do lançamento do programa Direito ao Futuro.

ELEIÇÕES 2024

O 8º Congresso Nacional do PSOL também aprovou uma resolução sobre a tática eleitoral do partido para as eleições municipais de 2024, que orientou a construção de frentes eleitorais com partidos de esquerda e centro-esquerda sempre que a conjuntura política local exigir para derrotar representantes do bolsonarismo.

Entre as prioridades do partido estarão a reeleição de Edmilson Rodrigues como prefeito de Belém (PA) e a eleição de Guilherme Boulos prefeito de São Paulo (SP), a maior capital da América Latina. Além disso, o PSOL terá destaque com o deputado federal Tarcísio Motta na disputa para ser prefeito do Rio de Janeiro (RJ) e com Talíria Petrone na corrida à prefeitura de Niterói (RJ). O partido também será decisivo e relevante em diversas outras capitais e grandes cidades brasileiras em que estará na disputa, seja como cabeça de chapa ou construindo frentes eleitorais contra o bolsonarismo.

ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA

Por fim, o Congresso do PSOL também aprovou uma resolução de balanço da atual gestão do partido e de novas propostas para a organização partidária.

A resolução aponta para a necessidade de debate e atualização do programa do PSOL, a partir das bases programáticas sistematizadas no programa Direito ao Futuro, realizado em 2022 em parceria com a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. Também aponta para a atualização do Estatuto do PSOL, para tornar o partido preparado para os desafios do hoje e do amanhã.

Entre as propostas aprovadas estão a ampliação da direção nacional do PSOL, uma campanha nacional de recadastramento dos filiados do partido, Conferência Nacional para atualizar o estatuto e programa do partido até o 1º semestre de 2025, assim como uma atualização do estatuto da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco a ser deliberada no 9º Congresso Nacional do PSOL.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
7,321SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas