fbpx

Militantes apresentam cenários da luta ambiental no Brasil

No segundo painel da Conferência da Amazônia do PSOL, realizado na tarde deste sábado (20), foi possível ter um panorama qualificado sobre os problemas ambientais e os desafios enfrentados pela militância da região.

Sônia Magalhães, professora do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf) da Universidade Federal do Pará, mostrou que o aumento das áreas de cultivo no Estado, sobretudo de monoculturas, são a origem dos problemas ambientais. “Temos desmatamento, perda de biodiversidade e, como consequência, mudança climática.”

 

No Maranhão, o cenário não é diferente. Geovane Lima, coordenador do Movimento Social Força Popular e membro da direção nacional do PSOL, também ressaltou que o agronegócio baseado em monocultura é o maior causador de problemas ambientais no Estado. “Temos muitos desafios provocados pelos problemas trazidos pelo agronegócio.”

 

Artista do povo Macuxi e candidato ao Senado por Roraima em 2022, Bartô Macuxi relatou que o governo estadual estimula a agressão ao meio ambiente, apoiando o agronegócio e a mineração. “São muitos desmandos, na educação, na saúde e na segurança. As comunidades indígenas estão em condições muito desfavoráveis. Estamos em guerra. Ou partimos para cima ou morreremos queimados.”

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,021SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas