fbpx

PSOL pede rigorosa investigação a Eduardo Leite, governador do RS, sobre ameaças de morte a vereadores negros

A bancada do PSOL na Câmara pediu nesta semana uma rigorosa investigação ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre as ameaças de morte a parlamentares da Bancada Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre.

No último dia 6, os vereadores negros de Porto Alegre Karen Santos (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Laura Sito (PT), Daiana Santos (PCdoB), e Bruna Rodrigues (PCdoB) foram ameaçados de morte.

Na mensagem de email, uma pessoa que se identifica como moradora do Rio de Janeiro diz que irá até à capital gaúcha para executar os parlamentares negros. O e-mail diz ainda que a Câmara de Vereadores da capital gaúcha é um espaço destinado a “homens brancos de bem”. O texto também tem ofensas LGBTfóbicas.

Os parlamentares da Bancada Negra registraram um boletim de ocorrência (BO) e fizeram um protesto na “Esquina Democrática”, ponto tradicional de manifestações sociais na cidade, nos últimos dias.

A bancada do PSOL também enviou ofício para Arthur Lira, enfatizando a gravidade do caso e pedindo posicionamento do presidente da Casa.

“No contexto de ascensão da extrema-direita, a situação em que se encontra o país é de enorme gravidade e demonstra uma escalada de violência que coloca em risco a própria democracia brasileira. A tentativa de intimidação dos parlamentares da bancada negra demonstra que as instituições precisam reagir com vigor contra a violência política e racial”, destaca um dos trechos do documento.

Para a líder do PSOL na Câmara, deputada Talíria Petrone, ações urgentes são necessárias para deter a naturalização da violência política, sobretudo contra mulheres negras.

“Essas ameaças, que têm se tornado uma constante no país, se configuram como um problema de Estado, uma vez que parlamentares correm o risco de não poderem exercer seus mandatos para os quais foram eleitos democraticamente. Além de uma grave ameaça à vida, isso é um ataque frontal à democracia. Esperamos que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, determine rigorosa investigação. Precisamos de uma resposta firme sobre mais essa violência contra os nossos”, disse a líder da bancada.

A deputada federal Fernanda Melchiona também se manifestou sobre o caso: “Os vereadores da bancada negra de Porto Alegre vêm sofrendo ataques racistas sistemáticos, seja por ameaças diretas ou por tentativas de cercear a liberdade de expressão deles. Recentemente, a Câmara Municipal chegou ao absurdo de aprovar um projeto de lei prevendo a punição dos parlamentares que não se levantassem durante a execução do hino do Rio Grande do Sul”.

“O PSOL entende que há uma perseguição organizada contra os parlamentares e exigimos que o poder público tome providências imediatas para protegê-los. Exercer cargo eleito sendo negro, mulher ou LGBTI+ no Brasil é algo de alto risco, como provam os casos da nossa companheira Marielle, brutalmente assassinada, e das parlamentares trans ameaças em todo país. Não vamos aceitar calados”, conclui a parlamentar.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas