fbpx

Lideranças do PSOL celebram vitória da democracia em decisão do STF sobre 2ª instância

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (7) a votação que avaliava a possibilidade de prender acusados após decisões judiciais em segunda instância ou apenas após o trânsito em julgado (apreciação por todas as instâncias do Poder Judiciário). Por 6 votos a 5, a corte decidiu rever posicionamento anterior e defender o texto constitucional, que permite a prisão apenas após a conclusão do julgamento por todas as instâncias.

A histórica decisão pode libertar milhares de pessoas que não tiveram direito a um julgamento justo e a exercer seu constitucional direito de defesa. Entre elas, casos com ampla repercussão, como do ex-presidente Lula, DJ Rennan da Penha, Rafael Braga e tantos outros.

O entendimento vencedor foi defendido pelos ministros Marco Aurélio Mello (relator do caso), Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli, que deu o voto final e desempatou a discussão. Foram derrotados os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

As lideranças do PSOL celebraram a decisão do STF como uma vitória democrática e que combate a sanha punitivista utilizada pela extrema-direita para tomar de assalto o poder e que mantém milhares de pessoas presas e entregues ao sistema criminal no Brasil, principalmente jovens negros e periféricos. Veja a repercussão:

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,019SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas