fbpx

“Sem a Revolução Russa, os direitos que temos hoje não existiriam”, disse presidente do PSOL, durante homenagem

O plenário da Câmara dos Deputados teve uma manhã atípica nesta terça-feira (24/10), especialmente em se tratando do Parlamento mais conservador pós ditadura civil/militar. Em sessão solene, o PSOL, com o apoio do PCdoB e do PT, realizou uma bela e emocionada homenagem aos 100 anos da Revolução Russa, cujo auge se deu 25 de outubro (7 de novembro no calendário ocidental) de 1917, culminando na criação da antiga União Soviética.

Autor da iniciativa, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), ao abrir a celebração, fez uma análise histórica do processo revolucionário, iniciado em fevereiro daquele ano, sob a liderança de Vladimir Lenin, que com a derrubada do regime czarista estabeleceu o poder soviético sob o controle do partido Bolchevique. Além disso, retomou o verdadeiro conceito de revolução. “O que significa latu sensu uma revolução? Uma tomada do poder político, a partir de um processo longo, que cria uma nova relação entre as classes sociais e, de maneira substantiva, altera as relações de poder. Fora disso não é revolução”.

Ele destacou que o fato ocorrido na Rússia representou, efetivamente, mudança profunda na história política e econômica da região. “O que ocorreu em 1917, que começou em 1905, que começou ainda bem antes, foi um processo que representou, de fato, mudança profunda nas relações de poder. Não era pouca coisa afastar, definitivamente, os 300 anos da dinastia, da aristocracia, da oligarquia do cazarismo”.

Foto: PSOL na Câmara

Também participaram, como convidados, a representante da Fundação Maurício Grabois, Ana Maria Prestes; o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo; e o professor titular do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), Valerio Arcary. Pelo PSOL na Câmara, falaram os deputados Edmilson Rodrigues (PA) e Glauber Braga (RJ), além de deputadas e deputados do PCdoB e do PT.

“Cem anos ainda é um tempo muito pequeno. Mas não é possível falar do mundo do Século XX e do nosso mundo do Século XXI sem falar das lições da Revolução Russa. Primeiro, porque o seu exemplo arrastou e inspirou revoluções em todo o mundo. É possível dizer que Prestes (Luiz Carlos Prestes) e tudo que ele representa para o Brasil não existiriam se não fosse a Revolução Russa. Não porque o abrigou, mas pelo exemplo que o inspirou. E inspirou a sua geração e outras gerações”, disse Luiz Araújo.

O presidente do PSOL destacou, ainda, o que ele chamou de um outro lado da história em relação ao processo vivido pela classe trabalhadora da antiga União Soviética. Os direitos conquistados no resto do mundo. “Sem a Revolução Russa, os direitos sociais que nós temos hoje não existiriam. Porque ela inspirou a nossa luta e obrigou o capitalismo a fazer concessões para nos sucumbir. As concessões que nós arrancamos vieram também do medo (do capitalismo) de que era possível construir um outro caminho. E que esse outro caminho era possível, real e existia. E essas transformações que ocorreram foram inspiradas e consequências da Revolução Russa”, pontuou.

Foto: PSOL na Câmara

Confira, abaixo, a íntegra da sessão solene sobre os dez dias que abalaram o mundo.

https://www.facebook.com/psolnacamara/videos/1236790143091881/

 

 

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas