fbpx

Edmilson Rodrigues (PSOL) apresenta 8 projetos prioritários até Belém (PA) receber a COP30 em 2025

Após a confirmação pelo governo federal, ao lado do Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe (Grulac), de que a cidade de Belém (PA) será a sede da 30ª Conferência do Clima da ONU, a COP30, em novembro 2025, o prefeito da capital paraense Edmilson Rodrigues (PSOL) listou os 8 projetos definidos como prioritários para preparar a cidade para receber o evento.

  • Modernização e Ampliação do Aeroporto Internacional de Belém – a expansão dos terminais e pistas será fundamental para receber as centenas de aeronaves com chefes de Estado e turistas que chegarão à cidade amazônica em 2025. O governo federal já garantiu que capitaneará as obras no aeroporto.
  • Desassorear o canal do porto de Belém – A União investirá pouco mais de R$ 80 milhões para permitir que navios transatlânticos cheguem ao centro de Belém. Os navios também funcionarão como hotéis, para auxiliar na capacidade hoteleira da cidade, que não tem ainda a quantidade de leitos necessária para abrigar os quase 100 mil turistas e conferencistas aguardados na cidade.
  • Porto Futuro 2 – Haverá a ampliação do Terminal Hidroviário de Belém e a criação de um espaço com sete galpões voltados para atividades culturais, gastronômicas e recreativas.
  • Parque da Cidade – Já começaram as obras para criar um parque no antigo Aeroclube.
  • Restauração do Mercado de São Brás – Está previsto o investimento de R$ 104 milhões para a restauração do Mercado de São Brás, transformando-o em um “complexo turístico, gastronômico e urbanístico”.
  • Reforma do Ver-o-Peso – O icônico e centenário mercado, um dos principais pontos turísticos da região Norte, terá seu complexo reformado, com obras que incluirão a recuperação da linha de bonde e a inclusão do projeto do Mercado de Ferro de Carne, que se transformará num grande centro de gastronomia da cidade, inclusive como uma escola.
  • Canal São Joaquim – Haverá a construção de um parque e uma nova via expressa com linhas de transporte sustentáveis, iniciativa cujo projeto foi escolhido após um concurso.
  • Duplicação da Bernardo Sayão – A avenida, uma das maiores da capital paraense, que passa por quatro bairros da cidade, será duplicada.

Além das obras que modernizarão toda a capital paraense, a grande importância da COP30 acontecer em uma das principais metrópoles da Amazônia é trazer para o centro dos holofotes os povos amazônidas, que poderão falar, de dentro de seus territórios, sobre as importantes contribuições que oferecem no combate às mudanças climáticas e na preservação das florestas, ao mesmo tempo em que necessitam de recursos, emprego e renda para viverem com dignidade.

“Ao final desses 30 meses que temos pela frente, vamos deixar um legado para Belém em termos de infraestrutura urbanística, portuária, turística e paisagística muito importante que vai para muito além do evento. Serão feitos investimentos pesados na cidade, mas, principalmente tendo como foco principal as pessoas, os moradores”, disse em entrevista o prefeito Edmilson Rodrigues.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,022SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas