fbpx

Sâmia Bomfim (PSOL) propõe meia entrada feminina nos estádios de futebol

A deputada federal do PSOL Sâmia Bomfim protocolou no início desta nova legislatura um projeto de lei para instituir a meia entrada para mulheres nos estádios de futebol de todo o Brasil. O benefício seria concedido em até 50% do total dos ingressos disponíveis para cada jogo.

A deputada foi procurada por Analu Tomé, conselheira do Corinthians e co-fundadora do Movimento Toda Poderosa Corinthiana. A articulação conjunta resultou na proposta, contida no PL 168/2023.

Dentre as justificativas, o projeto destaca a construção histórica da cultura futebolística no Brasil, que por décadas chegou a proibir a prática do esporte por mulheres, o que resultou na marginalização de jogadoras, árbitras, torcedoras, jornalistas desportivas, comentaristas ou mesmo na ocupação de cargos diretivos dos clubes.

Quando comparada à modalidade masculina do esporte, o resultado dessa desigualdade de gênero afeta não só a participação, mas gera baixos salários e contratos curtos para elas no mundo do futebol.

“O histórico de exclusão das mulheres no futebol se reflete dentro de campo, nos estádios e para além deles. Há, inclusive, uma ausência de políticas públicas de incentivo e investimento para que mulheres joguem e assistam futebol. Ainda que a situação esteja mudando, e hoje sejamos parte significativa das torcidas, não é raro o desconforto de mulheres em estádios, em especial quando estão desacompanhadas de figuras masculinas. Queremos com esse projeto contribuir para que mais mulheres vejam e sejam vistas como parte do mundo do futebol. Acredito que a iniciativa será boa para o futebol e para as mulheres, e portanto será boa para o Brasil!” afirma Sâmia.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,097SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas