fbpx

Setorial de Saúde do PSOL-CE promove nesta sexta-feira o debate “A luta popular e a saúde no Brasil”

Os militantes do PSOL no Ceará estão sendo chamados para participar, neste sexta-feira (09), do debate “A luta popular e saúde no Brasil – Conjuntura e agenda para as lutas”. Promovido pelo Setorial de Saúde do PSOL-CE, a atividade pretende debater o processo de privatização da saúde, a proposta do governo federal de trazer médicos estrangeiros, o programa “Mais Médicos” e o chamado “Ato Médico”.
 
Com um precário sistema de saúde pública no país, os protestos que tomaram conta do Brasil tiveram o tema como um dos pontos principais de reivindicação. Para os organizadores do debate, a luta do povo obrigou o governo apresentar medidas para esta e outras demandas, no entanto, ainda de forma limitada. “Se acertam ao identificar a falta de acesso e a dificuldade de fixação de profissionais no interior como elementos essenciais de serem enfrentados, erram ao ignorar o foco da crítica à falta de financiamento e qualidade, culpando o trabalhador, em uma tentativa de desresponsabilizar o governo petista”, avalia o Setorial de Saúde.
 
O programa Mais Médico, por exemplo, baseia-se em três eixos: 1) alongar a duração do já longo período de formação médica acrescentando dois anos finais de estágio supervisionado pela universidade com registro provisório e recebimento de bolsa; 2) promover abertura de escolas médicas e ampliação de vagas; e 3) promover a vinda temporária de médicos formados no exterior. “Não aponta, em sua lógica, a qualificação do Sistema Único da Saúde (SUS), e precariza ainda mais a condições de trabalho, incentiva a privatização da formação em saúde e desqualifica as emergências e a atenção primária”, ressalta.
 
Em recente nota, o Setorial Nacional de Saúde do PSOL se posicionou contra o programa “Mais Médico”. Segundo o documento, “não nos resta outra saída se não continuarmos lá, nas ruas. Não estamos satisfeitos. Continuaremos lutando contra a privatização do SUS e precarização do trabalho, fim do modelo centrado no hospital e pelo fortalecimento da atenção primária como reordenadora do sistema. Não aceitaremos mais do mesmo para resolver nossos problemas”, apontando que a única alternativa real para conquistas para saúde pública é a continuidade das manifestações, com organização e resistência popular.  
 
O debate do Setorial de Saúde do PSOL-CE será às 19h, na sede do diretório estadual (Avenida Imperador, 1397, Centro de Fortaleza).

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
26,800SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas