fbpx

PSOL pede apuração sobre leitos disponíveis em hospitais militares de Manaus durante colapso da saúde na pandemia

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados solicitou à 1ª Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos da Subprocuradoria Geral da República uma investigação sobre os leitos de hospitais militares reservados exclusivamente para a corporação em Manaus (AM) enquanto o Amazonas sofre com a falta de vagas em hospitais para lidar com a pandemia de Covid-19 e tem que transferir doentes para outros estados.

“Não é admissível que, enquanto o povo amazonense convive diariamente com o drama de conseguir um leito nos hospitais, os hospitais militares mantêm um percentual alto de reserva. A saúde é um direito do povo e deve ser garantida pelo Estado, nesse contexto não podemos deixar tantos leitos ociosos. Nosso compromisso é com a defesa incondicional do SUS e dos seus princípios de equidade, integralidade e universalidade”, afirma a vice-líder da bancada do PSOL, Vivi Reis.

No ofício, a bancada pede a apuração das responsabilidades do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do governador do Amazonas, Wilson Lima, e demais envolvidos. Solicita também que os leitos militares sejam disponibilizados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A reserva de leitos em Manaus foi revelada pelo Portal UOL na última quinta-feira (11). Conforme a matéria, 72% dos leitos dos hospitais militares em Manaus estão disponíveis e reservados para uso exclusivo de militares e seus familiares que, eventualmente, contraírem a Covid-19.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,081SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas