fbpx

Guilherme Boulos: “A oposição precisa jogar todos os esforços para derrotar Bolsonaro ainda em 2021”

Em artigo nesta semana na Folha de S. Paulo, Guilherme Boulos fala sobre como os analistas políticos brasileiros subestimam os riscos de Bolsonaro para a democracia e a vida do povo brasileiro. O articulista da Folha e militante do PSOL alerta para a necessidade de derrotar Bolsonaro e seu governo ainda em 2021.

“Bolsonaro está em sua pior situação: popularidade baixa, desemprego alto, volta da fome e uma condução criminosa da pandemia, alvo da CPI. As mobilizações de rua voltaram e há mais de 120 pedidos de impeachment com o presidente da Câmara. Acuado, entregou os anéis ao centrão, com Ciro Nogueira na Casa Civil e um controle paroquial do Orçamento em proporções inéditas”, avalia Boulos que ressalta que a oportunidade de derrotar Bolsonaro é agora.

“Se essa operação for suficiente para neutralizar o impeachment e lhe dar governabilidade até 2022, Bolsonaro poderá ter força para conflagrar o país. Seu pior momento tende a passar, não por méritos do governo, mas apesar dele. Apesar do negacionismo bolsonarista, a enorme maioria da população brasileira deverá estar vacinada até o fim do ano. Isso tem consequências na retomada da atividade econômica”, continua Boulos.

“Se Bolsonaro for capaz de manter sua base coesa e tiver uma votação expressiva, isso basta para incendiar o país ao não aceitar a derrota. Ainda mais se contar com o apoio de setores das Forças Armadas, como sugere a movimentação do general Braga Netto e o papel do general Ramos na fatídica live do voto impresso”, alerta.

“Hoje, o golpismo de Bolsonaro é sinal de desespero. Se a conjuntura se alinhar a seu favor, no ano que vem pode nos atirar no abismo”, aponta Boulos, que conclui: “Por isso é tão equivocada a tática de apenas desgastá-lo para que chegue fraco às eleições. Supõe a crença ingênua de que estamos numa situação de normalidade. A oposição precisa jogar todos os esforços para derrotá-lo ainda em 2021”.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,002SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas