fbpx

Mulheres do PSOL constroem calendário político e feminista com ações para 2022

Por Mulheres do PSOL

Após dois anos de reuniões estritamente virtuais em razão da pandemia da Covid-19, a Executiva Nacional da Setorial Nacional de Mulheres do PSOL se reuniu presencialmente entre os dias 9 e 10 de abril, em São Paulo (SP), com a finalidade de organizar um planejamento de ações da Setorial para este ano e debater os principais desafios das Mulheres do PSOL nessas eleições.

Nestes últimos anos, a Setorial articulou muitas lutas feministas e campanhas nas ruas e no parlamento, como a construção do 8 de março, a defesa do legado de Marielle Franco e a luta pelo #ForaBolsonaro. Ações como a campanha pelo #DespejoZero, além das greves e mobilizações que seguem ocorrendo por todo o país, especialmente em categorias majoritariamente femininas como o setor da educação, mostram que as mulheres seguem organizadas e resistindo.

A intensificação das desigualdades e a precarização da vida das mulheres tomaram o centro do debate. Os números mostram que é crescente o aumento da violência contra as mulheres, da fome, da insegurança alimentar e da falta de moradia. Além disso, as mudanças climáticas que impactam diretamente a vida das mulheres, em especial as mulheres do campo e da floresta, se potencializaram.

E se a vida das mulheres tem sido constantemente atacada, isto se torna ainda mais evidente para as mulheres negras, indígenas, LBTs e PCDs. E em um contexto em que a produção do viver e o trabalho de cuidado tomou uma parte ainda maior da vida das mulheres, com a pandemia, é urgente a construção de um programa feminista que aponte para questões como a fome, a legalização do aborto, o desemprego, e que vá além das eleições. Em 2022, a luta pela defesa das nossas vidas passa pela luta para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo, o que é fundamental para as Mulheres do PSOL.

Entre as ações encaminhadas, estão elencadas a construção de um seminário para apresentação do programa feminista do PSOL para estas eleições, uma série de campanhas em defesa da vida das mulheres e contra a violência política de gênero, além de políticas para o fortalecimento das candidaturas feministas do partido. Foi aprovada também uma resolução sobre o próximo Encontro Nacional de Mulheres do PSOL, anteriormente previsto para 2021, e adiado por conta da pandemia, confira:

Resolução sobre o Encontro Nacional de Mulheres do PSOL

Considerando que o último Encontro Nacional de Mulheres do PSOL, realizado em setembro de 2019, elegeu a atual direção da Setorial Nacional de Mulheres do PSOL pelo período de dois anos;

Considerando que em 2020 o mundo foi atingido pela mais grave pandemia das últimas décadas e que, diante disso, o Congresso Nacional do PSOL foi adiado para 2021, inviabilizando a realização do Encontro Nacional de Mulheres naquele ano;

Considerando que há a necessidade de indicativo de realização de um novo Encontro Nacional de Mulheres do PSOL, a Executiva Nacional da Setorial de Mulheres do PSOL resolve:

1- Validar a atual gestão da Setorial Nacional de Mulheres do PSOL até a realização do próximo Encontro Nacional de Mulheres do PSOL;

2- Validar a gestão das Setoriais Estaduais até a realização do próximo Encontro Nacional de Mulheres do PSOL;

3- Que caso haja necessidade de reorganização da setorial estadual antes do encontro nacional, o estado poderá formar uma comissão provisória de gestão da setorial, desde que haja consenso sobre sua composição, com validade até a realização do Encontro;

4- Indicar a realização do próximo Encontro Nacional para o ano de 2023;

5- Que a próxima reunião presencial da Executiva Nacional da Setorial de Mulheres do PSOL, a ser realizada em novembro de 2022, deve formar uma comissão organizadora do Encontro Nacional de Mulheres do PSOL.

São Paulo, 10 de abril de 2022
Executiva Nacional da Setorial de Mulheres do PSOL

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,078SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas