fbpx

PSOL vota contra parecer que pede afastamento de Dilma

“Está claro o acordão que está sendo formado. Temer já se sente presidente, mas é, na verdade, um conspirador golpista”, afirmou o líder Ivan Valente

O PSOL votou contra o relatório que recomenda o afastamento da presidente Dilma Roussef. A votação na Comissão Especial foi encerrada na noite desta segunda-feira (11), com 38 votos a favor e 27 contrários. Na avaliação do PSOL, o resultado foi diferente da expectativa, tanto para o governo como para os pró-impeachment.

De acordo com o líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), o placar – de 38 – foi acima do esperado pelo governo federal, quando a Comissão Especial foi instalada (a primeira reunião aconteceu em 17 de março), e abaixo da expectativa dos grupos pró-impeachment, que imaginavam terem mais de 42 votos.

Na avaliação do deputado, dois fatos movimentaram o cenário dentro da Comissão hoje: o “vazamento” do áudio do vice-presidente Michel Temer e a pesquisa Datafolha divulgada no sábado, dia 9. Na gravação, Temer fala como se a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff já tivesse sido aprovada pela Câmara. A pesquisa Datafolha apontou que 60% dos brasileiros é favorável tanto ao impeachment da presidente quanto de seu vice. Também indicou que o índice dos que querem o impeachment de Dilma caiu de 68% para 61%. Mostrou ainda que o ex-presidente Lula tem 22% das intenções de voto, e Temer, 1%.

“Está claro o acordão que está sendo formado, é escandaloso, com jogo de cargos para um governo que ainda não existe. Temer já se sente presidente, mas é, na verdade, um conspirador golpista”, afirmou o deputado Ivan Valente.

Na Comissão Especial, o deputado Glauber Braga (RJ) também afirmou que está claro que acontece uma articulação de Michel Temer para um acordão. Glauber destacou também a avaliação de articulistas sobre Eduardo Cunha, que está desmoralizado pela existência de contas-crime no exterior e que sua permanência no comando da Câmara contamina a lisura do processo.

O deputado Chico Alencar (RJ), durante orientação do voto na Comissão, disse que o PSOL luta pelo impeachment do cinismo e dos que se proclamam arautos da moralidade política, mas que, não verdade, são réus e corruptos. “Pedalada é o jogo de disputa de poder, dos que até ontem eram aliados e hoje são inimigos”, avaliou.

Voto em separado
Na reunião da última sexta-feira, dia 8, o PSOL apresentou voto em separado, no qual faz uma análise da conjuntura política e dos elementos financeiro-orçamentários contidos na denúncia por crime de responsabilidade – nº1/2015 – e no parecer do relator, deputado Jovair Arantes. Na avaliação do PSOL, a tentativa de destituição de Dilma, liderada pelo PMDB, que até há pouco a apoiava, constitui-se em mera disputa de poder, para controlar a máquina do Estado sem fazer qualquer mudança estrutural.

Leia mais: PSOL apresenta voto em separado na Comissão do impeachment

O PSOL aponta fragilidades na denúncia e no parecer e alerta que há insuficiência jurídica para o pedido de impeachment da presidente da República. Para o partido, não há, no conteúdo da denúncia, características para destituir a presidente Dilma Roussef. As pedaladas fiscais e os decretos de suplementação orçamentária não constituem crime de responsabilidade.

No voto, o PSOL esclarece que não houve violação da Lei de Responsabilidade Fiscal – já que os atrasos de repasse ocorreram em governos anteriores, de outros partidos, inclusive, e nunca foram questionados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) –, nem da Lei Orçamentária – já que a meta fiscal foi alterada pelo Congresso Nacional, no final do ano passado.

Confira, abaixo, as falas dos deputados Chico Alencar, Ivan Valente e Glauber Braga, sobre a posição do PSOL.

O PSOL QUER O IMPEACHMENT DA HIPOCRISIA!"O PSOL quer, então, o impeachment do cinismo! Que faz com que investigados e…

Publicado por Chico Alencar em Segunda, 11 de abril de 2016

"O PSOL NÃO QUER CARGO NO GOVERNO, NÃO QUER EMENDA. O PSOL QUER DEMOCRACIA"O líder da bancada do PSOL, Ivan Valente…

Publicado por PSOL na Câmara em Segunda, 11 de abril de 2016

“NÓS DO PSOL VOTAMOS NÃO AO ACORDÃO QUE ESTÁ SENDO COSTURADO”A Comissão que discute o pedido de impeachment da…

Publicado por PSOL na Câmara em Segunda, 11 de abril de 2016

Fonte: Liderança do PSOL

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
4,157SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas