fbpx

Guilherme Boulos: “A miséria dos milionários brasileiros interdita debate de imposto sobre grandes fortunas”

“Taxar grandes fortunas reduz a desigualdade, mas empobrece os ricos”, enunciou em tom de alerta o empresário bolsonarista Flavio Rocha. É a partir de mais esta “pérola” nacional que Guilherme Boulos fala sobre a “miséria dos milionários brasileiros” em seu artigo desta semana na Folha de S. Paulo.

“Mais do que a tautologia, o que chama a atenção é a miséria moral —não dele individualmente, mas de um grande setor da elite econômica nacional— diante de um país devastado, com 19 milhões de famintos e níveis explosivos de desigualdade, aumentados na pandemia”, avalia Boulos.

O militante do PSOL e do MTST fala sobre experiências que não param de surgir em governos pelo mundo de impostos sobre grandes fortunas para financiar as novas necessidades após o surgimento da pandemia de Covid-19. “A maior crise da nossa geração colocou o desafio do financiamento das políticas sanitárias e de apoio econômico e social. Com a urgência de investimentos públicos, até mesmo o austero FMI recomendou em outubro de 2020 medidas de tributação progressiva, incluindo o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF)”, explica.

“O presidente dos EUA, Joe Biden, insuspeito de comunismo, propôs em seu plano o aumento significativo do imposto sobre ganhos de capitais. No Brasil, a elite do atraso trata a ideia como aberração, mesmo estando prevista na Constituição desde 1988”, continua Boulos.

Ele também lembra de outras iniciativas que foram necessárias em outros períodos de crise no século XX. “O Imposto de Renda —hoje praticamente consenso mundial— ganhou força em vários países após a Primeira Guerra para financiar a reconstrução. Depois da Segunda Guerra, a solução de países europeus destruídos foi expandir o endividamento público, que gestou o Estado de Bem-Estar Social. Agora deparamos com outro desafio de reconstrução”, conclui.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,081SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas