fbpx

Militantes do PSOL se integram às atividades do 8 de março, em São Paulo

O setorial de mulheres do PSOL de São Paulo se integraram às várias atividades que estão sendo realizadas nesta sexta-feira, 8 de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, celebrada em todo o mundo, um documento, denominado “Mulheres em luta, contra a violência machista, racista e lesbofóbica”, foi elaborado e assinado conjuntamente pelas militantes do PSOL e de outras organizações de esquerda de São Paulo.

Na abertura do texto, as militantes afirmam que “seguimos lutando contra o capitalismo patriarcal, a mercantilização da vida, de nossos corpos e da natureza”. O documento lembra, ainda, a história quje levou à definição do Dia Internacional da Mulher em 8 de março. “Em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a alemã Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da Mulher. A ação das operárias no dia 8 de março de 1917, precipitando o início da Revolução Russa, é a razão mais provável para a fi xação desta data. Com a revolução, muitos direitos foram conquistados, como o voto, o direito ao aborto, ao divórcio, além do envolvimento real das mulheres na construção do socialismo no país”, afirma o documento.

Ao final, as militantes feministas se solidarizam com todas as mulheres do mundo que sofrem com as guerras, a pobreza, a violência e os preconceitos produzidos pelo patriarcado e intensificados pelo imperialismo no mundo.

Leia aqui o documento assinado pelo setorial de mulheres do PSOL e também por outras organizações de esquerda.

 

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
5,009SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas