fbpx

PSOL aciona PGR para barrar nomeação de presidente da Fundação Palmares que nega racismo

O PSOL apresentou uma representação na Procuradoria-Geral da República nesta quarta-feira (27) para solicitar a anulação da nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Palmares.

Camargo foi nomeado pelo recém-empossado secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, que também é alvo de representação do PSOL por não cumprir os requisitos para ocupar o seu cargo. O novo presidente da fundação tem um extenso histórico de embate com representantes do movimento e comunidade negros. Dentre as polêmicas ditas por ele está uma publicação que afirma que “negro de esquerda é burro, é escravo”, por exemplo.

No documento, o PSOL afirma que a nomeação de Camargo é “absolutamente antijurídica e contrária ao interesse público, uma vez que sua trajetória, historicamente, é radicalmente contrária aos interesses que a Fundação busca defender”.

O PSOL também apresentou uma moção de repúdio à nomeação do novo presidente da Fundação Palmares, a ser aprovada na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

A lista de personalidades negras ofendidas pelo novo presidente da Fundação Palmares inclui artistas como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Camila Pitanga, Gilberto Gil, além de militantes políticos, como a vereadora assassinada, Marielle Franco, e os deputados David Miranda, Talíria Petrone e Áurea Carolina, todos do PSOL.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,073SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas