fbpx

Talíria Petrone é a nova líder da bancada do PSOL na Câmara

A deputada federal Talíria Petrone foi escolhida como a nova líder da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados neste ano de 2021. Ela representará o partido nas reuniões de líderes na Câmara para discutir a pauta do plenário da casa e encaminhando votações para apresentar o posicionamento do PSOL.

Com a vitória do Centrão fisiológico aliado ao bolsonarismo na eleição para a Presidência da Câmara, a função de acompanhar a pauta de votações e impedir a blindagem do governo Bolsonaro no Poder Legislativo será fundamental. “Não mediremos esforços para derrotar a política genocida de Bolsonaro e o negacionismo do seu governo, que não foi capaz de enfrentar a pandemia e a crise que enfrentamos. Não daremos trégua a Lira e sua agenda conservadora de retirada de direitos”, garantiu Talíria.

As principais pautas defendidas pelo PSOL no parlamento seguem sendo o impeachment de Bolsonaro, vacinação para todos e a volta do auxílio emergencial durante a pandemia. “Seremos incansáveis na luta pelo retorno do auxílio emergencial, lutaremos por vacina já e saúde pública para todas e todos!”, anunciou a deputada.

Talíria Petrone esteve de licença maternidade durante parte do ano de 2020 e tem o direito à maternidade como uma de suas principais pautas na Câmara. “É urgente e necessário tratar nossa maternidade como um ato político. Seguirei firme na defesa de mais direitos para as mulheres, como também para que o nosso direito ao maternar seja respeitado. Lugar de mãe também é na política!”, diz a nova líder do PSOL.

A aliança com os movimentos sociais sempre será uma das prioridades do PSOL no parlamento. “Minha liderança será baseada no diálogo com os movimentos sociais. Colocarei em pauta nossas propostas, conectadas com os interesses do povo, dos trabalhadores, da população negra, das mulheres, dos povos indígenas e comunidades quilombolas e da população LGBTQI”, conclui Talíria.

Eleita em 2018 com 107.317 votos no Rio de Janeiro, Talíria Petrone está em seu primeiro mandato como deputada federal, depois de ter sido vereadora de Niterói (RJ) por dois anos.

Talíria Petrone é constantemente alvo de ameaças de morte por sua atuação política. A escalada da violência política no país, que já vitimou de forma fatal a então vereadora Marielle Franco em 2018, tem também Talíria Petrone como uma de suas ameaçadas constantes. A Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados tem que acompanhar a parlamentar em todos os ambientes que Talíria frequenta em Brasília, após um plano contra a vida da parlamentar elaborado desde 2018 ser descoberto.

Talíria ocupa o lugar que foi de Sâmia Bomfim durante boa parte do ano de 2020, que por sua vez havia assumido a liderança da bancada do partido para substituir Fernanda Melchionna, que no ano passado foi candidata à Prefeitura de Porto Alegre (RS) pelo PSOL.

Cadastre-se e recebe informações do PSOL

Relacionados

PSOL nas Redes

469,924FãsCurtir
362,000SeguidoresSeguir
2,056SeguidoresSeguir
515,202SeguidoresSeguir

Últimas